Melhores picos de surf do Brasil - Norte e Nordeste
surf norte e nordeste
Foto: Istock/Getty Images
Unplug > Escapadas Urbanas

Melhores picos de surf do Brasil – Norte e Nordeste

Camila Luz em 24 de junho de 2016

Praia é que não falta no Brasil. São quilômetros de extensão e milhares de praias. Muitas delas são bons picos para a prática do surf. Nas regiões Norte e Nordeste, mares de água quente e cristalina atraem tanto turistas quanto surfistas em busca de ondas.

A Bahia está cheia de ótimas praias para surfar. A Boca da Barra, em Itacaré, tem uma das ondas mais longas do Brasil. Mas atenção: apenas surfistas experientes devem se aventurar, pois as correntezas são fortes e puxam para mar aberto.

Iniciantes que desejam pegar onda na região de Itacaré devem preferir a praia de Tiririca. Funciona para todos os níveis de experiência, dependendo do tamanho do mar. Boa opção para quem deseja praticar em túneis.

Aqueles que pretendem ficar pela capital podem aproveitar as ondas da praia de Stella Maris, em Salvador. O pico tem importância na história do surf nacional por ter sediado concurso nos anos 80. As ondas são boas para profissionais e iniciantes.

A paradisíaca ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco, tem algumas das mais belas praias do mundo. Para surfistas, a dica é pegar as ondas cilíndricas de Cacimba do Padre no verão. Já no Rio Grande do Norte, recomenda-se surfar no Pontal Baía Formosa durante o inverno. No mesmo estado, a praia da Pipa é um dos principais destinos de turistas e surfistas. Lá, é preciso dividir espaço, pois o volume de banhistas é grande.

Ainda na região nordeste, o Ceará possui duas ótimas praias para a prática do surf: o Pico das Almas, em Caucaia, e a praia de Carnaubinha, em Paracaru. Em Alagoas, a dica é a praia do Francês, em Marechal Deodoro.

Na região Norte, há a praia de Camaraçu, no município de Bragança, no Pará. O local é destino incrível para surfistas por ser pouco explorado. No entanto, o local é inóspito e inabitado. Por isso, é preciso se preparar.

praia do tiririca - josep

Tiririca - Itacaré, Bahia. Foto: Flickr/Josep

caimba do padre surf_crystian cruz

Cacimba do Padre, Fernando de Noronha. Foto: Flickr/Crystian Cruz

praia do cupe_vi neve

Praia do Cupe - Porto de Galinhas, Pernambuco. Foto: Flickr/Vi Neve

pipa_surf

Pipa - Rio Grande do Norte. Foto: IStock/Getty Images

baia formosa surf_Maximo Serpa

Pontal da Baía Formosa, RN. Foto: Flickr/Maximo Serpa

pico das almas_romi rogerio

Pico das Almas - Ceará. Foto: Flickr/Romi Rogério

maracaipe_otavio nogueira

Maracaípe - Porto de Galinhas , Pernambuco. Foto: Flickr/Otávio Nogueira

Surf brasileiro em ascensão

A nível internacional, o surf brasileiro está no seu melhor momento. Inúmeros atletas estão competindo com a elite mundial, como Adriano de Souza, Miguel Pupo, Filipe Toledo e Alejo Muniz. Em 2014, Gabriel Medina se tornou o primeiro campeão brasileiro mundial da modalidade. O paulista Adriano de Souza, o Mineirinho, foi o vencedor do campeonato em 2015. Neste ano, dez brasileiros estão na disputa.

Leia mais:
Longarina 
Melhores picos de surf do Brasil – Sul e Sudeste 
Surf no Rio Einsbach por Diego Cagnato
Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence