Piscinas públicas para curtir o verão ou inverno em São Paulo
piscinas publicas (1)
Foto: Istock/Getty Images
Unplug > Escapadas Urbanas

Piscinas públicas em São Paulo para curtir em qualquer época do ano

Livia Deodato em 27 de julho de 2016

Quem mora em São Paulo vive uma relação de amor e ódio com a metrópole. O trânsito, o transporte público problemático, o barulho constante e a insegurança são alguns dos principais motivos que estressam e causam mau-humor aos habitantes. Mas a cidade também oferece refúgios para os paulistanos desopilarem. E, o melhor de tudo, de graça. Há inúmeros centros esportivos espalhados pela cidade com piscinas para recreação e até semi-olímpicas. Há, inclusive, três piscinas públicas que são aquecidas!

Para poder nadar na maioria delas você só precisa de uma foto, um comprovante de residência e o documento de identidade. Para quem quem for menor de idade, a presença de um dos pais ou representante legal no ato da matrícula é imprescindível. Em alguns locais, exames médicos não são mais realizados, pois se mostraram “um investimento questionável ao longo do tempo”, segundo a administração do Estádio Municipal do Pacaembu.

LEIA MAIS
10 cachoeiras para visitar perto de São Paulo
LEIA MAIS
Refúgios aquáticos: onde praticar Stand Up Paddle em São Paulo

“As equipes médicas gastavam tempo e recursos e o usuário tinha seu acesso burocratizado. Os exames tinham validade de 6 meses e não garantiam a inexistência de doenças dermatológicas ao longo do mesmo período”, afirmam. “A Portaria lançada em janeiro de 2016, desobrigando o exame é uma inovação. O que garante a salubridade e a qualidade da água é o tratamento profissional, realizado periodicamente e com seriedade.”

Separe o maiô ou a sunga, pegue uma toalha e caia já na água!

SP tem clubes municipais com piscina pública

Os Clubes Esportivos Municipais são estruturas públicas que oferecem diversas atividades para a saúde, bem-estar, lazer e recreação da população de todas as regiões de São Paulo. Nesses espaços a população encontra campos de futebol, ginásios esportivos, quadras poliesportivas abertas, piscinas de vários tamanhos, quadras de tênis, basquete e até canchas de bocha.

Todas as aulas e atividades dos Clubes são gratuitas. Para participar, basta levar ao local de sua preferência o seu RG, uma foto 3×4, comprovante de residência, um atestado médico que comprove que não há restrição à prática esportiva e fazer a sua carteirinha. O exame médico também pode ser feito no próprio centro esportivo.

Quando o exame é feito fora no clube, segundo o site da prefeitura, ele precisa ser validado obrigatoriamente pelo médico do centro esportivo. Nesse caso, o atestado precisa conter, obrigatoriamente, o CRM do médico e não pode ter data anterior a seis meses, contados a partir da data de matrícula no clube.

Em geral, as piscinas desses clubes funcionam de terça a domingo, das 9h às 17h, fechando às segundas para manutenção.

Zona Leste

C.E.E. Vicente Ítalo Feola (Vila Manchester)

Endereço: Praça Haroldo Daltro s/n

Com 55 mil m², o Clube Escola Vicente Ítalo Feola conta com duas piscinas de recreação, mas uma está inativa. Além de praticar natação no espaço, é possível ter aulas de hidroginástica.

C.E.E. Arthur Friedenreich (Vila Alpina)

Endereço: Rua Francisco Falconi, 83

Piscina é o que não falta neste Clube Escola. São três piscinas públicas no espaço de 144 mil m². O espaço oferece aulas de hidroginástica.

Mini Balneário José Maria Whitaker (São Mateus)

Avenida Satélite, 756

Com aulas de natação e hidroginástica, o Mini Balnerário conta com uma piscina recretativa.

C.E.E. Brigadeiro Eduardo Gomes (Tatuapé)

Monte Serrat, 230 – Tatuapé

Piscina, com uma imensa área de lazer bem arborizada, pertinho do Metrô Carrão. Esses são alguns dos atributos do Centro Esportivo Tatuapé.  Com uma área de 95 mil m² o centro esportivo está estrategicamente localizado, rodeado por importantes avenidas, como a Radial Leste e Aricanduva.

No passado, o centro ficou famoso por sua academia de boxe. Neste espaço, treinaram grandes nomes do esporte, como Maguila, Giovane Andrade e Mestre Baltazar.

C.E.E. Salim Farah Maluf (Mooca)

Rua Taquari, 635 – Mooca

Com 67 mil , o centro da Mooca tem três piscinas públicas para os moradores da região conhecida pela forte presença de imigrantes italianos. São duas piscinas de recreação e um piscina semi-olímpica e ainda a opção de fazer aulas de natação no local.

Zona Oeste

Mini Balneário Marechal Espiridião Rosas

Endereço: Rua General Mac Arthur, 1304

No bairro do Jaguaré os cidadãos podem contar com duas piscinas e aulas de natação e hidroginástica no espaço.

C.E.E. Solande Nunes Bibas

Endereço: Rua Hernani da G. Correa, 367 – Butantã/INOCOOP

No espaço de 30 mil m² estão duas piscina públicas, uma de recreação infantil e outra semi-olímpica.

C.E.E. Geraldo José de Almeida

Endereço: Av. Agenor Couto de Magalhães,32 – Pirituba

Com área de 52 mil m² e 19 mil m² só de mata, o centro conta com duas piscinas de recreação e uma piscina semi-olímpica, aulas de natação e hidroginástica.

C.E.E. Edson Arantes do Nascimento

Endereço: Rua Belmonte, 957 – Alto da Lapa

No Alto da Lapa, o centro que leva o nome de batismo do Rei Pelé tem 98 mil m² e duas piscinas, além, é claro de vários espaço para praticar o esporte que fez a fama do homenageado: um campo de futebol society aberto, um ginásio esportivo, cinco quadras poliesportivas abertas e até um campo de futebol de areia.

Balneário Mário Moraes

Endereço: Rua Edward Carmilo, 840 – Jardim Celeste

No Jardim Celeste, no verão, as atenções se voltam para a piscina semi-olímpica, com 25m de comprimento e 20m de largura, com raias separadas por dois metros. Oficialmente, ela não faz parte da programação especial de férias, mas na prática faz o maior sucesso nesse período. De acordo com o site da prefeitura, mais de 500 pessoas aproveitam a piscina diariamente.

Piscinas públicas aquecidas em SP

Pacaembu

Endereço: Rua Capivari, s/nº, portão 23, Pacaembu, tel. 3664-4651

A piscina olímpica faz parte do complexo do Estádio Municipal do Pacaembu. Até alguns anos atrás, ela era restrita aos moradores da redondeza, o que não fazia muito sentido já que o espaço da Prefeitura é público e, portanto, deveria dar acesso irrestrito aos habitantes da metrópole. Funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, fechando às segundas para manutenção e em dias de jogo. Para fazer a carteirinha por lá, leve uma foto 2×2, comprovante de residência e RG.

C.E. Jd. Sabará

Endereço: Rua Curiá, 249, Santo Amaro, tel. 5611-0915

A piscina do centro esportivo não chega a ser olímpica, mas é boa para nadar pois tem formato retangular. Assim como as outras duas, conta com salva-vidas capacitados para monitoramento dos usuários. Funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, fechando às segundas para manutenção.

C.E. Joerg Bruder

Endereço: Av. Padre José Maria, 555, Santo Amaro, tel. 5687-6340

No centro esportivo da zona sul há duas piscinas públicas aquecidas: uma semiolímpica e outra infantil. Ou seja, é bom para ir treinar ou levar as crianças para se divertirem. Funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, fechando às segundas para manutenção.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
ESCOLHA DO EDITOR
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 205 [1] => 76 [2] => 12 [3] => 237 [4] => 97 [5] => 249 [6] => 222 [7] => 62 [8] => 157 [9] => 276 [10] => 259 [11] => 86 [12] => 267 [13] => 94 [14] => 68 [15] => 16 [16] => 167 [17] => 115 [18] => 186 [19] => 17 [20] => 102 [21] => 173 [22] => 238 [23] => 175 [24] => 92 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence