9 praias e lagoas para praticar stand up paddle no Brasil
stand up paddle
Foto: Istock/Getty Images
Unplug > Escapadas Urbanas

9 praias e lagoas de águas tranquilas para praticar stand up paddle no Brasil

Camila Luz em 22 de novembro de 2016

O stand up paddle é um esporte flexível que pode ser praticado em praias e lagoas urbanas. Por isso, vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo todo. No Brasil, há águas calmas, com marolas graciosas, perfeitas para a prática havaiana modernizada que usa prancha e remo.

Praticar stand up paddle consiste, basicamente, em se equilibrar em pé em cima de uma prancha e remar. O esporte deve ser praticado em águas tranquilas, principalmente por iniciantes. Lagoas e baías (porções do mar rodeadas por terra) são os locais mais indicados.

Águas tranquilas para praticar stand up paddle

1 – Represa Guarapiranga – São Paulo (SP)

A represa fica na Zona Sul da capital, a menos de 20km da Avenida Paulista. Quem não tem o equipamento necessário pode alugá-lo nos diversos clubes, que também oferecem aulas. Em São Paulo, também é possível praticar stand up padle na represa Billings e na Raia Olímpica da USP.

2 – Praia de Copacabana – Rio de Janeiro (RJ)

A famosa Praia de Copacabana é o point principal para praticar stand up paddle no Brasil. Entre o final do Posto 5 e o Posto 6, próximo ao Forte de Copacabana, as águas são tranquilas e não há vento, atraindo quem deseja remar com tranquilidade e curtir o pôr do sol.

Ipanema é outra opção para quem vai praticar SUP no Rio, assim como a Lagoa Rodrigo de Freitas — para os corajosos, por causa das ondas.

3 – Maragogi – Maceió (AL)

As águas de Maragogi formam uma verdadeira piscina transparente em um paraíso natural. Ótima opção para dar bons mergulhos e ver peixes e plantas após praticar o SUP.

LEIA MAIS
Exercícios de pilates praticados em cima de uma prancha: conheça o SUPilates

4 – Lagoa da Conceição – Florianópolis (SC)

A Lagoa da Conceição, rodeada por morros e praias, é um dos locais preferidos dos turistas que visitam a ilha e desejam praticar stand up paddle. O local tem vários hostel e pousadas que facilitam o acesso as águas calmas que beiram a Avenida das Rendeiras. No local, é possível alugar todo o equipamento.

Em Florianópolis, a praia do Sambaqui é outra opção que ainda conta com um bônus: pranchas com lâmpadas de LED para praticar SUP durante a noite.

5 – Portal do Serrambi – Ipojuca (PE)

Em praias mais afastadas da capital, longe do perigo de ataques de Tubarão, é possível praticar stand up paddle em locais que reúnem condições ideias para iniciantes. O Portal do Serrambi fica perto da famosa orla de Porto de Galinhas e é um bom exemplo. Em Pernambuco, também é possível praticar em Jaboatão e Guararapes.

6 – Praia do Espelho – Porto Seguro (BA)

O próprio nome já é um convite à prática de stand up paddle: águas calmas e cristalinas são um presente para quem deseja remar em belos dias de sol.

7 – Praia de Morrinhos – Bombinhas (SC)

A praia não tem vento e, por isso, as ondulações são praticamente imperceptíveis. Entre uma remada e outra é possível navegar longas distâncias sem esforço.

8 – Praia da Tartaruga – Búzios (RJ)

Quem deseja aproveitar o mar para dar um mergulho após praticar SUP pode aproveitar as águas calmas, quentes e claras da Praia da Tartaruga. O local não é frequentado por tantos turistas como outras praias urbanas do Rio e é ideal para remar com tranquilidade.

9 – Lagoa de Guaraíras (RN)

A Lagoa fica localizada entre os municípios de Goianinha e Arez, Tibau do Sul, Nisia Floresta e Senador Georgino Avelino. O local é uma boa para quem quer escapar da praia e remar rodeado por belezas naturais. No mesmo estado, outra opção é São Miguel do Gostoso, bem pertinho de Natal.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 66 [13] => 67 [14] => 157 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence