5 lugares para praticar Stand Up Paddle no Rio de Janeiro
Stand Up Paddle
Foto: Istock/Getty Images
Unplug > Escapadas Urbanas

5 lugares para praticar Stand Up Paddle no Rio de Janeiro

Emily Canto Nunes em 27 de janeiro de 2017

Como todo o ano, o verão já chegou e com ele alguns esportes que são a cara da estação, tal qual o Stand Up Paddle. Moda nos últimos anos, a prática do SUP veio mesmo para ficar. Basicamente, a modalidade consiste em se equilibrar em pé em cima de uma prancha e remar. De preferência, o esporte deve ser praticado em águas tranquilas, livres de grandes marolas e ondas. No Rio de Janeiro, onde o mar costuma ter seus dias mais agitados, o jeito é procurar um espaço depois da zona de rebentação, e sempre evitar o mar de ressaca ou o mau tempo.

Para começar a praticar SUP, um esporte de origem havaiana, é preciso aprender como subir na prancha, a segurar o remo e saber o que fazer quando vem uma marola. Além disso, é necessário usar um colete salva-vidas apropriado, que é mais fino para não atrapalhar a movimentação do corpo. Bora começar?

Onde praticar Stand Up Paddle no Rio de Janeiro

Zona Sul
Praia Vermelha

A praia Vermelha localiza-se no bairro da Urca. Apesar das suas pequenas dimensões, é muito apreciada pela paisagem envolvente, entre o morro da Urca e o morro da Babilônia. Por lá, a Rio Natural oferece atividades envolvendo o SUP. O passeio de Stand Up Paddle se inicia na Praia Vermelha, tendo como destino principal a Pedra do Anel, localizado entre a Praia Vermelha e a encosta do morro do Leme, próxima à entrada da Baía da Guanabara. De lá, segue-se para a caverna dos morcegos, para depois retornar à Praia Vermelha. Ao todo, são percorridos um total de 3 km, ida e volta, com vistas panorâmicas para o Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Floresta da Tijuca e Niterói.

LEIA MAIS
Refúgios aquáticos: onde praticar Stand Up Paddle em São Paulo
LEIA MAIS
9 praias e lagoas de águas tranquilas para praticar stand up paddle no Brasil

Para quem deseja se iniciar no esporte, a Rio Natural oferece aulas particulares de SUP, onde é possível aprender técnicas de remada e procedimentos de segurança. O custo da aula é o mesmo do passeio.

A empresa tem saídas diárias para o passeio de SUP e é preciso ter no mínimo duas pessoas para fazer a travessia. Pelo site da empresa é possível fazer reservas para o passeio.

Rio Natural[email protected] e telefones: +55 21 99992.1666 e +55 21 99643.7424.

Copacabana

Foto: Istock/Getty Images

Foto: Istock/Getty Images

A Princesinha do Mar, como também é conhecida a praia de Copacabana no Rio de Janeiro, também é um local propício para a prática do SUP. Copacabana, aliás, é o local considerado o berço do Stand Up Paddle no Rio de Janeiro por se tratar de uma região mais abrigada, com pouca frequência de ondas e correntes e uma linda vista.

Especializados em aluguel de pranchas, a Surf Rio é uma escola que fica próxima ao Forte de Copacabana e oferece atividades de lazer relacionadas ao Stand Up Paddle. O ponto da escola está localizado em Copacabana posto 6, Avenida Atlântica, em frente ao número 4146, ao lado da Rua Joaquim Nabuco. É possível alugar a prancha com instrução de um professor ou particular, ambos por hora. A Surf Rio funciona todos os dias de 8h às 17h e o agendamento também pode ser feito por telefone ou WhatsApp.

Surf Rio[email protected] e nos telefones: +55 21 99438.2980 (Fabio Andrade) +55 21 99180.2287 / 98598.8418 (Saulo Pereira).

Ipanema

Praia que inspirou o compositor Vinícius de Moraes a escrever a canção Garota de Ipanema,com melodia de Tom Jobim, Ipanema também é palco para a prática de Stand Up Paddle, especialmente por moradores do Leblon, bairro mais próximo.

sup_ipanema

Foto: Istock/Getty Images

Por lá está instalada a Stand Up Paddle Rio, em frente à Rua Garcia d’Ávila (30 metros à direita, em frente aos coqueiros), e próximo ao posto 10. Em parceria com a marca de pranchas Hotstick, a escola tem aulas com técnicas básicas e avançadas de remada, direcionamento correto da prancha, além da postura e do posicionamento ideal. O estabelecimento também aluga a prancha para aqueles que já tenham conhecimento na prática do esporte. E mesmo quando o mar não está “flat”, ou seja, sem ondas, é possível fazer SUP. Nesse caso, o instrutor leva a prancha para o aluno até o “out side”, isto é, depois da arrebentação das ondas.

Além das aulas, que duram uma hora são divididas em aula teórica na areia, alongamento e aula prática no mar com instrutor, a Stand Up Paddle Rio realiza travessias. As travessias são marcadas com antecedência e com grupos de no mínimo quatro pessoas mais o instrutor. Para participar da travessia o aluno precisa ter feito no mínimo cinco aulas ou ser praticante assíduo. As principais opções de travessias são Ilhas: Cagarras, Pedra do Arpoador, Pontão do Leblon, Prainha da Niemeyer, Praia de São Conrado, Praia do Diabo, Forte de Copacabana, Forte do Leme e Praia Vermelha.

A escola funciona de terça à domingo (no verão, quinta à domingo fora de temporada), das 8h às 19h (8h às 18h fora de temporada), mediante agendamento prévio.

Stand Up Paddle Rio[email protected], [email protected] e os telefones +55 21 98293.8483 (WhatsApp) e +55 21 98026.9141.

Zona Oeste
Barra de Guaratiba

Stand Up Paddle

Foto: Flickr/Gian Cornachini

Barra de Guaratiba é um bairro litorâneo que faz limite com os bairros de Guaratiba, Vargem Grande, Recreio dos Bandeirantes e Grumari e está localizado a cerca de 56 km da Avenida Rio Branco, no centro. Praiana, é uma região repleta de Manguezais em seu entorno e caracterizado por montanhas impregnadas de Mata Atlântica virgem e mais de cem restaurantes e bares especializados em frutos do mar. Ou seja, uma boa pedida para a prática de SUP seguida de um almoço caprichado.

Lá está localizada uma das unidades de A Casa do Remo, onde os interessados podem alugar pranchas por hora ou participar de passeios guiados ou mesmo fazer aulas. A Casa do Remo de Guaratiba fica em Restinga da Marambaia, na Estrada Roberto Burle Marx, 8810, e está aberta todos os dias das 8h às 18h. A Casa do Remo também tem uma unidade no Recreio, na Praia da Macumba, Estrada do Pontal, 769.

A Casa do Remo[email protected] ou no telefone +55 21 99276.3822 (Duca Cavalcanti).

Ilhas Tijuca (Barra da Tijuca)

A quatro quilômetros da costa, entre as praias de São Conrado e Barra da Tijuca, está o arquipélago das Tijucas, formado por três ilhas: a do Meio, que fica mais perto de São Conrado; a Pontuda, a mais alta e com um farol de auxílio à navegação, e a Alfavaca, um bom ponto para mergulho. Por lá estão empresas com a 360 Sports que possui atividades como o aluguel de pranchas por hora para o Stand Up Paddle e também o Big SUP, uma variação com uma super prancha que pode levar até 10 pessoas, ideal para travessias de galera, família ou amigos.

A 360 Sports funciona das 9h às 19h e a reserva de atividades pode ser feita pelo site. Já a Paradise Sports que também tem Stand Up Paddle e BIG SUP nas Ilhas Tijucas fica na Rua Maria Luíza Pitanga, 112 (pegar a balsa).

360 Sports[email protected] ou pelo telefone +55 21 96904-2600.

Paradise Sports — nos telefones + 55 21 96977.1389 e +55 21 2147.8677.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
ESCOLHA DO EDITOR
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 205 [1] => 76 [2] => 12 [3] => 237 [4] => 97 [5] => 249 [6] => 222 [7] => 62 [8] => 157 [9] => 276 [10] => 259 [11] => 86 [12] => 267 [13] => 94 [14] => 68 [15] => 16 [16] => 167 [17] => 115 [18] => 186 [19] => 17 [20] => 102 [21] => 173 [22] => 238 [23] => 175 [24] => 92 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence