3 livros para aprender a falar de feminismo com crianças
feminismo crianças
Foto: Istock/Getty Images
Unplug > Inspire-se

3 livros para falar de feminismo com crianças

Diana Assennato em 9 de outubro de 2016

Há que diga que vivemos uma “primavera feminista”, uma era de mudanças, de quebra de padrões e de discussões profundas sobre o que significa uma cultura livre do machismo e da misoginia. De fato, nunca falamos tanto sobre o papel da mulher na economia, na política, na tecnologia e, principalmente na sociedade.

Enquanto algumas marcas aproveitam a onda e aprimoram a sua estratégia femwashing (discurso pouco aprofundado sobre o feminismo com a finalidade de vender mais), mães e pais buscam alternativas para inserir as crianças na conversa de forma participativa. Por isso, fizemos uma lista com 3 livros e filmes que podem ajudar pais a falar sobre feminismo com seus pequenos:

Coisa de Menina

A autora e ilustradora Pri Ferrari deixa claro que não existe nenhum problema nesse mundo de brinquedos cor de rosa que criamos para as nossas meninas. O problema está em não mostrar o rico universo além de princesas, bonecas e vestidos com brilho. “Esse tipo de ensinamento faz com que a menina cresça e não siga necessariamente o seu potencial”, conta a autora.

“No final das contas ela poderia ser uma pilota de Fórmula 1, uma jogadora de futebol ou uma engenheira física, mas infelizmente elas não têm a oportunidade de entrar em contato com esse lado e descobrir o seu dom e a sua paixão”, ela explica.

ilustração do livro coisa de menina

Foto: Reprodução

Em seu livro “Coisas de Menina”, Pri desenhou em 48 páginas o que muitos adultos ainda têm dificuldade de entender: não existe um lugar certo para as mulheres na sociedade: o lugar da mulher ela quem escolhe. Usando uma narrativa lúdica, colorida e bem humorada, a autora quer ajudar pais a emancipar seus filhos de uma dinâmica machista, mostrando um leque novo de atividades que foram, são e podem ser escolhas para o futuro de uma menina.

Leia mais:
Como a ficção científica pode ser feminista
4 newsletters feministas que você precisa conhecer

Meninas Negras

capa do livro meninas negras

Foto: Divulgação

Trabalhar a questão da identidade no imaginário de meninas negras é tão importante quanto ensiná-las sobre o feminismo. Crianças que crescem sem referencial nos quadrinhos, nos livros e nos filmes infantis tendem a se sentirem deslocadas, fora de lugar. A autora Madu Costa discute a questão da identidade afrodescendente na imaginação infantil em seu livro “Meninas Negras”. Usando textos curtos, poéticos e de leitura fácil, Madu reforça a auto-estima da menina negra a partir da valorização de sua cor, de sua ancestralidade e de sua cultura.

A princesa e a Costureira

Protagonizado por uma personagem infantil negra e gay, o livro ilustrado conta a história de uma princesa prometida em casamento para o príncipe do reino vizinho. Às vésperas de seu casamento, quando foi encomendar seu vestido de noiva, a princesa Cíntia se apaixona pela costureira, deixando todo o reino perplexo.

capa do livro a Princesa e Costureira

Foto: Divulgação

Janaína Leslão, autora do livro, é psicóloga e trabalha com sexualidade, gênero e violência desde sua graduação. Em seu vídeo de apoio à campanha de financiamento coletivo para as ilustrações de seu livro, Janaína conta que passou 5 anos batendo na porta de editoras que recusavam a sua história por “não ser o que as crianças querem ler”.

Para a autora, a dinâmica tradicional dos contos de fada reproduz o caráter machista de uma sociedade patriarcal, onde o príncipe salva a princesa com um beijo da vida ou em um cavalo branco. “A princesa precisava (…) ter direito de escolha e conhecer mais uma pessoa, pelo menos. Não tendo essa história, resolvi escrever”, diz Janaína.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 172 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence