Anotações inéditas de Bruce Lee mostram sua filosofia
bruce-lee
Foto: Reprodução
Unplug > Inspire-se

Anotações inéditas de Bruce Lee mostram sua filosofia

Kaluan Bernardo em 5 de outubro de 2016

Bruce Lee foi um dos maiores lutadores, atores, diretores, e personalidades dos tempos modernos. Mas, acima de tudo, foi um grande filósofo. Parte de sua filosofia ele compartilhou conosco em suas memoráveis entrevistas. Outra parte ele escreveu em textos que foram publicados somente após sua morte, em 1973. No entanto, algumas nunca haviam sido apresentadas até agora. O Brain Pickings divulgou algumas dessas anotações de Bruce Lee que ainda não eram públicas. Elas foram cedidas pela Bruce Lee Foundation, que cuida dos arquivos do lutador.

Leia também:
Truques da mente: como treinar o cérebro para melhorar a produtividade
Praticar yoga pode trazer equilíbrio para quem está acima do peso

Os comentários são parte do que ele escrevia em seu caderninho de bolso e que ele levava consigo todos os dias. Nesse caderno, ele escrevia tudo, indo desde os telefones de seus alunos — que incluíam nomes como Chuck Norris e Steve McQueen — a poemas e reflexões filosóficas.

Ocupando todo o espaço das linhas, Bruce escrevia não só sobre o que pensava sobre sua vida, mas o que queria viver e ser. Os textos eram assinados, quase como simbolizando um compromisso dele com ele mesmo. Veja algumas das nossas traduções abaixo.

As anotações filosóficas de Bruce Lee

As anotações eram os compromissos e reflexões que ele tinha consigo mesmo.  Bruce Lee dividia por tópicos e fazia seus apontamentos sobre cada um.

Força de vontade
Reconhecendo que a força de vontade é a corte suprema sobre todos os outros departamentos de minha mente, eu exercitarei ela diariamente quando precisar de motivação para acionar qualquer propósito; e criarei um HÁBITO para trazer o poder da minha força de vontade pelo menos uma vez ao dia.

Emoção
Percebendo que minhas emoções são tanto POSITIVAS quanto negativas eu criarei HÁBITOS diários me encorajando a desenvolver EMOÇÕES POSITIVAS e vou me ajudar a converter as emoções negativas em alguma ação positiva.

Razão
Reconhecendo que tanto minhas emoções positivas quanto negativas podem ser perigosas se não forem controladas e guiadas para fins desejáveis, submeterei todos os meus desejos, objetivos e propósitos para minhas faculdades da razão, e serei guiado para expressá-las.

Imaginação
Reconhecendo a necessidade de ouvir PLANOS e IDEIAS para a realização dos meus desejos, desenvolverei minha imaginação ao usa-la diariamente para me ajudar na formação dos meus planos.

Memória
Reconhecendo o valor de uma memória alerta, encorajarei a minha a se tornar alerta ao tomar cuidado para destacar claramente todos os pensamentos que desejo recordar e associar esses pensamentos com assuntos relacionados aos quais eu quero relembrar frequentemente.

Subconsciente da mente
Reconhecendo a influência da minha mente subconsciente sobre minha força de vontade, eu devo tomar cuidado para submetê-la a uma versão clara e definitiva do meu PROPÓSITO CLARO na vida e todos os propósitos menores levarão a meu propósito maior. Eu devo manter essa imagem CONSTANTEMENTE ANTES de minha mente subconsciente ao REPETIR DIARIAMENTE.

Consciência
Reconhecendo que minhas emoções normalmente pecam pelo excesso de entusiasmo e minha faculdade da razão normalmente não tem o calor do sentimento que é necessário para combinar justiça e misericórdia nos meus julgamentos, encorajarei minha consciência a me guiar pelo que é certo e errado, mas nunca deixarei de lado o que os vereditos representando, não importa o custo que tenham.

Quando ele chegava a uma ideia significante, também escrevia em cartões amarelos alguns pensamentos pontuais. Bruce Lee une tradições filosóficas e espirituais com questões da nossa cultura moderna. Veja mais em um trecho traduzido abaixo:

Você nunca conseguirá mais da vida do que você espera. Tenha em mente as coisas que você quer e corte as que não quer. As coisas vivem se movendo e ganham força conforme vão. Seja um calmo observador do que está acontecendo em volta de você. Há uma diferença em a) o mundo b) nossa reação a ele. Esteja atento ao seu condicionamento! Largue e dissolva seus bloqueios internos. De fora para dentro – nós começamos por dissolver nossa atitude, não por alterar nossas condições externas. Veja que não há com quem lutar, é apenas uma ilusão. Ninguém pode te machucar a menos que você permita. Por dentro, psicologicamente, seja ninguém.

Outro trecho, com as mesmas características de quem reconhece a importância de um propósito grande e claro:

Eu sei que eu tenho a habilidade de ALCANÇAR o objeto do meu PROPÓSITO DEFINITIVO na vida; além disso eu DEMANDO de mim mesmo persistência, ação contínua em direção à sua realização; e aqui e agora prometo fazer tal ação.

Eu percebo que os PENSAMENTOS DOMINANTES de minha mente irão eventualmente manifestar-se externamente, em ações físicas, e gradualmente se transformarem em realidade concreta; antes eu preciso CONCENTRAR meus pensamentos 30 minutos ao dia pensando na pessoa que eu quero me tornar, assim criando uma IMAGEM MENTAL.

Eu sei que, por meio do princípio de autossugestão, qualquer desejo que eu PERSISTENTEMENTE manter irá eventualmente procurar expressar-se por meios práticos de alcançar o objeto para perto; até lá, eu dedicarei 10 minutos diários para DEMANDAR de mim o desenvolvimento de AUTO-CONFIANÇA.

Eu claramente escreverei uma descrição da OBJETIVO PRINCIPAL E DEFINITIVO NA VIDA, e nunca deixarei de tentar até que eu tenha desenvolvido autoconfiança suficiente para alcança-lo.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence