Espécie de aranha é nomeada em homenagem a Harry Potter
harry-potter_aranha1
Foto: Javed Ahmed
Unplug > Inspire-se

Espécie de aranha é nomeada em homenagem a personagem de Harry Potter

Camila Luz em 13 de dezembro de 2016

O universo Harry Potter é vasto e novidades sobre a saga não param de chegar até os fãs. Agora, quem acompanhou a trajetória do bruxo em Hogwarts tem mais um motivo para se orgulhar: aracnologistas descobriram uma nova espécie de aranha e a nomearam em homenagem a um dos personagens.

LEIA MAIS
O que você precisa saber sobre "Animais Fantásticos e Onde Habitam"
LEIA MAIS
Por onde começar a ver Star Wars? Conheça a ordem correta

Quem assistiu à “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, ou leu o livro, provavelmente já elegeu sua criatura mágica favorita. Mas esqueça unicórnios, diabretes da cornualha, fadas mordentes, trasgos ou dragões: a aranha Eriovixia gryffindori está no topo da lista simplesmente por ser real.

A nova espécie encontrada na Índia foi nomeada em homenagem ao personagem Godric Gryffindor (Godrico Grifinória, na versão em português), um dos quatro fundadores de Hogwarts e fundador da Grifinória, casa da qual personagens como Harry, Rony, Hermione e Dumbledore fazem parte.

Harry Potter e o chapéu seletor

A aranha tem um corpo incomum, de cor marrom, com base larga e um estranho pico cônico, curvado acima de suas costas. Os cientistas notaram que sua forma carrega uma semelhança impressionante com o Chapéu Seletor, objeto mágico usado para selecionar estudantes para uma das quatro casas: Gryffindor (Grifinória), Ravenclaw (Corvinal), Hufflepuff (Lufa-Lufa) e Slytherin (Sonserina).

Como Grodic Gryffindor era o proprietário original do Chapéu Seletor, a aranha foi nomeada a partir de seu sobrenome. A espécie foi descoberta pelos indianos Javed Ahmed, Rajasheree Khalap e Sumukha J. Eles justificaram a escolha do nome no estudo que revela a nova espécie:

Harry Potter

Foto: Divulgação

“Esta aranha de formato único deriva seu nome do fabuloso e sensível artefato mágico, o Chapéu Seletor, propriedade do (fictício) feiticeiro medieval Godric Gryffindor, um dos quatro fundadores da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, decorrente da poderosa imaginação da senhora J. K. Rowling, compositora de palavras extraordinárias apresentadas em sua amada série de livros, cujo protagonista é o garoto-bruxo favorito de todos, Harry Potter. Uma ode dos autores para a magia perdida e encontrada, em um esforço para chamar atenção ao mundo fascinante, mas muitas vezes negligenciado, dos invertebrados e suas vidas secretas”.

A própria J.K. Rowling aprovou a homenagem após um dos autores postar a foto de uma matéria sobre a descoberta, publicada no “Indian Journal of Arachnology”. “Estou verdadeiramente honrada! Parabéns pela descoberta”. Mais uma #FantasticBeast”, disse, no Twitter.

A Eriovixia gryffindori

Segundo o site The Verge, a pequena aranha – descoberta nas florestas do sudoeste da Índia – tem o formato de chapéu para se camuflar entre folhas secas durante o dia e escapar de predadores.

Aranha parecida com personagem de Harry Potter

Foto: Javed Ahmed

O gênero Eiovixia contém 20 espécies de aranhas e é está amplamente distribuído através da Ásia e África. Elas são conhecidas por ter carapaças peludas e, às vezes, abdomens cônicos. A Eiovixia gryffindori encontrada pelos indianos é fêmea (seria Aragogue?) e estava a cerca de 1,2 metros de altura, protegida em um arbusto. De acordo com o site Live Science, mede 7mm de comprimento, é marrom acinzentada e pontilhada com manchas mais escuras.

Desenhos em sua carcaça em forma de chapéu cônico permitem que se assemelhe com folhas secas e se camufle. Ela também é levemente peluda, com pêlos minúsculos em tom de branco e amarelo claro.

Os pesquisadores indianos provavelmente são fãs de Harry Potter, mas também tiveram uma boa ideia: usar a cultura pop para chamar atenção à questão ambiental e atrair o interesse dos jovens. “Animais Fantásticos e Onde Habitam” também toca nessa questão, ao destacar a extinção de espécies pela exploração e ignorância humana. Saiba mais sobre o longa.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 237 [2] => 205 [3] => 97 [4] => 222 [5] => 62 [6] => 157 [7] => 276 [8] => 12 [9] => 249 [10] => 86 [11] => 94 [12] => 267 [13] => 68 [14] => 16 [15] => 115 [16] => 186 [17] => 17 [18] => 102 [19] => 173 [20] => 175 [21] => 238 [22] => 92 [23] => 236 [24] => 79 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence