9 atividades inusitadas para fazer durante o ano sabático
atividades inusitadas no ano sabatico (1)
Foto: Istock/Getty Images
Unplug > Inspire-se

9 atividades inusitadas para fazer durante o ano sabático

Camila Luz em 25 de maio de 2016

Tirar um ano sabático pode ir além de descansar e aprender uma nova língua. Durante esse período, é possível realizar atividades inusitadas, como cultivar orgânicos em fazendas na Europa, alimentar elefantes na África ou ser o roadie de uma grande banda. Adquirir um emprego diferente ou trabalhar como voluntário turbina o currículo e apoia a sociedade.

Ter um período de folga é mais comum entre estudantes que concluíram o ensino médio ou universitários. Mas o ano sabático também pode ser interessante para quem já está inserido no mercado e deseja dar uma reviravolta na própria vida. O viajante, durante suas aventuras em outros países, descobre novas possibilidades. Pode acabar optando por tomar um novo rumo em sua carreira profissional.

Leia mais:
Estudantes revelam os benefícios de tirar um ano sabático
Ano sabático de publicitários vira modelo de negócio
Worldpackers ajuda turistas a trocar trabalho por estadia

Quem opta por passar um período viajando também se torna mais adaptável e sai da zona de conforto, já que é forçado a se integrar a uma nova cultura, com hábitos totalmente diferentes. Adquire, ainda, experiência de vida, faz novos amigos e tem tempo para pensar no futuro.

Para que seu ano sabático seja mais produtivo, confira a lista abaixo e escolha uma atividade que nunca havia passado pela sua cabeça.

Atividades inusitadas para fazer durante o ano sabático

1 – Seja voluntário em um centro de reabilitação de orangotangos em Borneo, na Indonésia

Borneo é uma das maiores ilhas da Ásia e é conhecida pela sua alta biodiversidade. A OFI (Orangutan Foundation) oferece posições para voluntários que desejam ficar no local por algumas semanas ou vários meses, trabalhando nas áreas de comunicação ou manutenção do espaço. Médicos e veterinários também são bem-vindos para estagiar na organização.

2 – Trabalhe em uma estação de esqui no Canadá

Esqueça a Suíça e vá para o Canadá. Este site dá dicas de estações de esqui para trabalhar no país e explica como adquirir o visto. É possível ser faxineiro, cozinheiro, recepcionista ou até mesmo instrutor!

homem esquiando em ano sabático

Foto: Reprodução/Snow Season Central

3 – Trabalhe em festivais de música por toda a Europa

Se você ama música, por que não trabalhar em um grande festival? Boa parte desses eventos precisa de voluntários para ajudar em tarefas como distribuir pulseiras, cuidar do estacionamento, recolher o lixo, monitorar portões ou simplesmente ficar de olho nas coisas. Você pode se voluntariar para apenas alguns turnos. Nos outros, ficará livre para assistir as bandas de que mais gosta.

Caso seja fotógrafo, jornalista ou produtor, também é possível trabalhar na cobertura de festivais. O Summer Festival Guide oferece oportunidades em toda a Europa. Basta se voluntariar preenchendo o formulário no site.

4 – Trabalhe com empreendedorismo e crianças de rua no Senegal, na África

Crianças de rua no Senegal são conhecidas como talibés. Por meio do empreendedorismo em pequena escala, é possível ajudá-las a alcançar um futuro sustentável. O voluntário estará envolvido em tarefas como leitura de planos de negócio, desenvolvimento de estratégias de marketing, gestão de contas de empréstimo, realização de workshops semanais e fornecimento de orientação e apoio geral. Conheça o projeto.

em ano sabático, pessoas fazendo trabalhos no Senegal

Foto: Reprodução

O voluntário acaba adquirindo uma perspectiva única sobre o processo de desenvolvimento de pequenas empresas em um país estrangeiro. Além disso, ajuda jovens desfavorecidos a saírem da pobreza e a serem donos de seus próprios futuros.

5 – Ensine crianças a jogar futebol na ilha de Santa Lúcia, no Caribe

O projeto de voluntariado convida pessoas que queiram ensinar futebol a crianças, de forma divertida, em pleno paraíso.

crianças jogando futebol no gap year

Foto: Reprodução/Site

6 – Alimente elefantes na Tailândia

Este projeto resgata elefantes que sofriam com maus tratos na indústria do turismo. Voluntários vão trabalhar para que os animais se sintam confortáveis e felizes em seu habitat natural.

pessoas cuidando de elegante na Tailandia em ano sabático

Foto: Reprodução/Facebook

Para torná-los saudáveis, o projeto os alimenta com “Bolas de Banana”, compostos que incluem fibras, vitaminas, minerais e medicamentos.

7 – Aprenda a empreender com startups australianas

Melbourne possui startups promissoras, como a Pepperstone e a York Butter Factory. O estagiário irá trabalhar com profissionais de sucesso para aprender a iniciar uma carreira no empreendedorismo. Saiba mais.

8 – Trabalhe como roadie de uma banda

Mais uma opção para quem ama música: trabalhe como roadie de uma grande banda. Nesta página, é possível encontrar tarefas como transportar equipamentos e produzir a logística de um show.

O trabalho é duro, mas seguir sua banda favorita durante o ano sabático é um ótimo negócio, não?

roadie em ano sabático

Foto: Istock/Getty Images

9 – Trabalhe em  uma fazenda de orgânicos

O WWOOF (World Wide Opportunities on Organic Farms) dá dicas de fazendas orgânicas onde viajantes podem trabalhar em troca de hospedagem e comida.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 172 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence