5 booktubers para você conhecer e se apaixonar por livros
booktubers
Foto: Istock/Getty Images
Unplug > Inspire-se

5 booktubers para você conhecer e se apaixonar por livros

Kaluan Bernardo em 18 de outubro de 2016

O mundo dos booktubers não para de crescer. A cada dia que passa são mais e melhores pessoas falando sobre livros de todos os tipos no YouTube. Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, o termo “booktuber” surgiu em 2011 e foi criado pelo australiano Bumblesby para se referir ao pessoal que, como ele, fazia críticas literárias no YouTube. De lá para cá a rede social amadureceu e, de críticos de nicho, os booktubers passaram a estrelas.

Mais do que resenhas e comentários sobre livros, os booktubers produzem conteúdos especiais, como entrevistas com autores, séries temáticas e vídeos sobre outros assuntos como séries. Alguns até publicam seus livros. É um mundo um tanto interessante para se conhecer e se interessar ainda mais por literatura. Com isso em mente, fizemos uma lista de booktubers para você conhecer.

Canais de livros para conhecer no YouTube

Perdido nos Livros

No YouTube desde 2013, Eduardo Cilto tem mais de 260 mil inscritos no seu canal. Além fazer muitas resenhas sobre livros (a maioria de temáticas “teen”), ele também faz paródias, entrevistas com autores (entre eles John Green) e vídeos comentando sobre seu processo criativo. Eduardo acaba de lançar “Traços”, um romance adolescente ambientado em São Paulo.

 

Ler Antes de Morrer

Isabella Lubrano é jornalista e trabalhou um tempo com televisão antes de ir para o YouTube. Então não é de se estranhar que o seu canal vá além da linguagem tradicional dos booktubers e tenha um ar de programa televisivo.

Isso é bom. Ao dominar a linguagem, Isabella consegue passar de forma didática o conteúdo sobre os muitos livros que ela lê. É um ótimo guia tanto para conhecer novas obras, quanto para se interessar pelos clássicos — sempre presentes em seu canal. No vídeo abaixo, ela faz uma parceria com o canal 3Loucados para falar sobre obras de futebol. Confira:

All About That Book

O canal é relativamente novo e foi criado em fevereiro de 2015 por Mayra Sigwalt. Ele tem uma proposta bem legal: de tempos em tempos, a autora se aprofunda em um autor específico e começa a ler vários livros dele para dar um panorama de toda obra do artista.

Agora, por exemplo, ela está se aprofundando em Stephen King, um dos mais famosos e produtivos autores, com dezenas de livros publicados. Mayra lê pra caramba: só em setembro foram 10 livros que ela resenhou. Por isso, consegue dar conta do projeto ambicioso. Vale bastante conhecer.

Pam Gonçalves

No Youtube desde 2012, a catarinense Pâmela Gonçalves, formada em Publicidade, também lê pra caramba. São quase 280 vídeos, a maioria sobre livros. Há resenhas, séries, listas, vlogs sobre o hábito de ler e tudo mais. Dá uma olhada em um dos últimos:

Minha estante

Bruno Miranda é um bom exemplo de como livros podem ser divertidos. O cara tem um senso de humor único e faz qualquer tipo de literatura parecer incrível. Vale muito se inscrever e acompanhar. 

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
  • Alexandre Cardoso

    Indico o Pausa para um café. Acho muito bom.

Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence