Especial Dia da Fotografia: um pouco das nossas belas imagens
woman photographer taking picture of the Empire State Building
Imagem: iStock/GettyImages
Unplug > Inspire-se

Especial Dia da Fotografia: um pouco das nossas belas imagens

Kaluan Bernardo em 19 de agosto de 2016

No dia 19 de agosto milhares de pessoas ao redor do mundo comemoram o Dia Mundial da Fotografia. A data é celebrada por conta do daguerreotipo, o precursor das máquinas fotográficas, criado pelos franceses Joseph Nicèphore Nièpce and Louis Daguerre.

O daguerreotipo é uma pequena caixa de câmara escura capaz de capturar uma imagem numa folha de prata sobre uma placa de cobre.  Ele foi inventado em 1837, mas foi em 19 de agosto de 1939 que o governo francês comprou a patente e a deu como “presente para o mundo”.

Antes do daguerreotipo, 1826, a dupla de cientistas já havia conseguido capturar uma foto com processo chamado heliografia. Mas o aparelho era muito mais prático. É claro que estamos falando dentro dos padrões da época. O daguerreotipo demorava oito horas para conseguir tirar uma fotografia. Talvez por isso ninguém tirava selfies ainda.

Hoje mal conseguimos imaginar quantas fotos existem. De acordo com um relatório feito em 2014, estima-se que, só na internet, sejam postadas aproximadamente 657 bilhões de novas fotografias todos os anos.

Cada uma dessas imagens vale mais do que mil palavras? Muitos dirão que não. Ao ouvir tal chavão, Millôr Fernandes certa vez teria desafiado: “tente dizer isso numa imagem”. Seja como for, a imagem seduz e envolve de forma que a palavra é incapaz de fazer.

Aqui, nós usamos palavras para falar da fotografia. Por isso, para comemorar a data, separamos algumas de nossas publicações em que tentamos expressar como a fotografia pode revelar coisas incríveis. Confira:

Art Camera: Google preserva obras-primas em uma resolução que você nunca viu

Foto: Reprodução/Google Arts

Foto: Reprodução/Google Arts

O Google desenvolveu uma câmera de altíssima definição para digitalizar obras de arte de diferentes museus ao redor do mundo sem perder um detalhe sequer. Antes desse equipamento, uma obra de um metro quadrado levava quase um dia para ser digitalizado. Com o sistema do Google não leva mais do que 30 minutos.

The Atlas of Beauty: a beleza da mulher ao redor do mundo

Foto: Reprodução/The Atlas of Beauty

Foto: Reprodução/The Atlas of Beauty

A fotógrafa Mihaela Noroc quer mostrar que a beleza está na diversidade. Por isso ela criou o The Atlas of Beauty, um projeto que tem como missão capturar a beleza da mulher de todos os tipos de culturas e regiões.

Na página ela reúne belas fotografias de mulheres de diferentes idades e de lugares como Grécia, Afeganistão, Turquia, Finlândia e Brasil.

Projeto fotográfico mostra que a diversidade cultural no Vale do Silício existe e importa

Foto: Reprodução/Techies

Foto: Reprodução/Techies

O Vale do Silício, um dos maiores polos tecnológicos do mundo, não é feito só por homens, brancos e de classe média. Ele também é feito por mulheres, negros, transexuais e pessoas das mais diferentes etnias e origens, que embora sejam subrrepresentadas, são essenciais para que a tecnologia possa abordar diferentes perspectivas e, de fato, se torne inovadora.

É por isso que Helena Prince, que vive lá, criou o Techies, um projeto fotográfico que pretende dar voz a tais pessoas e mostrar histórias que nunca foram ouvidas ou celebradas, mas que são essenciais para a narrativa de sucesso que a região representa.

 

Conta no Instagram mostra efeitos das mudanças climáticas no mundo hoje

Foto: Ekkarat Punyatara @ekkaratpunyatara para @everydayclimatechange

Foto: Ekkarat Punyatara @ekkaratpunyatara para @everydayclimatechange

As mudanças climáticas causadas pelo homem já trazem uma série de problemas graves para a sociedade. Para mostrar isso, o fotógrafo James Withlow Delano criou uma conta no Instagram chamada Everyday Climate Change no qual, diariamente, ele mostra os efeitos dessas catástrofes. As imagens são fores e poderosas. Podem ajudar muita gente a se conscientizar do impacto de suas ações.

 

Fotografias mostram a festa dos vagalumes no Japão

Vagalumes na cidade de Nagoya no Japão. Foto: Yume Ciano

Vagalumes na cidade de Nagoya no Japão. Foto: Yume Ciano

O fotógrafo Yume Cyan passou dias em florestas japonesas para capturar foto incríveis de vagalumes em seu ambiente natural. Usou técnica de longa exposição, que captura o caminho que os insetos fazem, deixando a foto com vários pontos luminosos – parecendo fadas. Imperdível.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 172 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence