Primeira tatuagem: 17 dicas essenciais para quem vai fazer a sua
tatuagem2
Foto: Istock/Getty Images
Unplug > Inspire-se

Tudo o que você precisa saber sobre a primeira tatuagem

Camila Luz em 16 de agosto de 2016

Muitas pessoas fazem a primeira tatuagem quando são bem jovens. Atitudes impulsivas podem levar adolescentes a escolherem desenhos dos quais vão se arrepender no futuro. Porém, se arrepender faz parte do processo.

Ninguém merece passar o resto da vida com o rosto de um antigo ídolo que acabou virando um babaca tatuado na pele, certo? Por isso, é preciso pensar bem antes de tomar a decisão e fazer uma boa pesquisa, procurando referências sobre o tatuador que irá contratar.

O casal de tatuadores Sam Layzell e Rosie Evans são donos do estúdio Tattoo MVL em Leeds, na Inglaterra. Constantemente, pessoas contratam seus serviços para cobrir escolhas infelizes. Por isso, estão bastante habituados com as primeiras armadilhas nas quais jovens caem quando vão fazer sua primeira tatuagem.

Uma foto publicada por MVL Tattoo (@mvltattoo) em

Confie totalmente no profissional escolhido para a primeira tatuagem

Em entrevista ao site da Vice, Sam disse que o primeiro passo é garantir a competência do tatuador. “Certifique-se de que você conhece a pessoa que vai te tatuar. Você deve estar ciente sobre o tipo de desenho que ele faz e seu nível de competência. Pesquisar algumas de suas tatuagens anteriores também é uma boa ideia”, aconselha.

mão com luvas pretas segurando máquina de tatuagem, tatuando braço

Procure um artista que trabalhe com o estilo de tatuagem que você quer. Foto: Istock/Getty Images

Rosie acrescenta que é importante só fazer a tatuagem com o profissional ideal, mesmo que isso envolva fazer uma viagem. “Eu não teria medo de viajar para conseguir a exata tattoo que quero. Se você realmente gosta do trabalho de alguém, mas ela vive do outro lado do país, comprar uma passagem não é muito difícil”, diz. “É melhor ir até a pessoa que faz um trabalho que você sabe que gosta do que tentar fazer um tatuador local atingir suas expectativas”, completa.

Levar o desenho pronto para o tatuador copiar na pele também pode não ser boa ideia. Sam diz que é preciso deixar o profissional trabalhar no design, pois uma boa imagem no papel nem sempre se repete no corpo.

Por fim, o casal aconselha a não escolher o desenho durante passeios ou viagens com amigos. Em momentos de muita empolgação, você pode achar que tatuar em grupo o símbolo da balada que foi com a galera no Guarujá é uma ótima ideia.

Dicas valiosas para fazer a primeira tatuagem

A revista Seventeen também preparou algumas dicas essenciais para seguir antes de fazer a primeira tattoo:

1) Preços variam

Tatuagens podem sair mais caras ou mais baratas de acordo com tamanho, estilo e nível de detalhes. Vale a pena perguntar o preço antes de ir até o estúdio para evitar gastar horrores sem planejamento.

Alguns estúdios mais espertinhos podem aumentar o preço quando percebem que o cliente nunca fez uma tatuagem antes e não conhece o procedimento. Por isso, fique atento e peça a opinião de amigos que já são tatuados.

LEIA MAIS
Infográfico: Onde dói mais fazer tatuagem e dicas para aliviar a dor
LEIA MAIS
App de realidade aumentada ajuda você a imaginar uma tatuagem na pele

2) Cuidado com a higiene

Duvide de estúdios que cobram um preço muito abaixo do mercado. Esses locais podem trabalhar com instrumentos de má qualidade e abrigar profissionais menos comprometidos com normas sanitárias.

Certifique-se de que o artista abra o pacote de agulhas na sua frente, use um pote de tinta novo e descartável e use luvas limpas durante todo o processo. Agulhas usadas e não esterilizadas podem transmitir doenças graves, como HIV e hepatite B.

3) Atenção para o instrumento utilizado

Instrumentos feitos de materiais porosos, como a madeira, podem ser difíceis de higienizar e não são boas opções para fazer tatuagens. O ideal é utilizar  uma agulha feita de material esterilizáveis como aço inoxidável ou inox.

4) Se sinta confortável com o tatuador

Se o tatuador não quiser ajustar o design da tatuagem, vá embora. Se te fizer sentir vergonha pelo desenho que escolheu, vá embora. Se te fizer sentir desconfortável por qualquer motivo, vá embora.

Fazer a primeira tatuagem é assustador e você provavelmente estará um pouco inseguro. Por isso, faça com uma pessoa que te deixe totalmente confortável e que respeite seu momento e suas vontades.

via GIPHY

 5) Sua passagem pelo tatuador não acaba após a primeira sessão

Tatuagens pequenas podem levar minutos para serem finalizadas, enquanto as maiores precisam de mais de uma sessão. Desenhos com muitos detalhes ou muitas cores exigem mais tempo e, por isso, você talvez precise voltar ao estúdio algumas vezes.

Além disso, tatuagens precisam de retoques. Com o tempo, ficam menos evidentes, principalmente as coloridas. Certas pessoas não se incomodam com isso, enquanto outras preferem retocá-las de tempos em tempos.

6) Se você não gostar da tatuagem, poderá cobri-la ou removê-la

Cobrir uma tatuagem é fácil, principalmente se for pequena. Um bom artista pode dar um novo design para ela, criando um desenho totalmente novo.

Também é possível remover a tatuagem por meio de um tratamento a laser. Dependendo do tamanho e da cor, ela poderá ser apagada em uma ou mais sessões. Tintas verdes, azuis e pretas são mais fáceis de tirar, enquanto as mais claras, como o amarelo e o branco, são mais difíceis. No entanto, esse processo pode deixar cicatrizes e ser bastante caro, então pense bem antes de se tatuar. Ou não.

Aceite a realidade: tatuar dói

Se aquele seu amigo falou que não dói nada fazer tatuagem, saiba que as chances dele estar mentindo são altas. Não importa muito a resistência da pessoa, a tattoo dói — mais para uns e menos para outros, é verdade — mas, ainda sim, dói.

Embora seja algo que varie bastante de pessoa para pessoa, há algumas explicações anatômicas envolvendo a dor da tatuagem. Seja pela pele mais fina ou locais mais sensíveis, há algumas parte do corpo onde dói mais fazer tatuagem.

onde-doi-mais-fazer-tatuagem

Dicas para aliviar a dor da primeira tatuagem

Veja algumas dicas do site especializado Inked Mag para aliviar um pouco a dor da tattoo:

1) Vá sóbrio

Já viu aquela dica de que tomar umas cervejas antes de fazer a tatuagem pode ajudar na hora da dor? O efeito é contrário: o álcool afina o sangue, o que significa que você vai sangrar mais e vai ser mais difícil da tinta fixar na pele. Isso, é claro, além dos possíveis movimentos bruscos das pessoas bêbadas, o que só prejudica o processo.

2) Beba muita água

A dica de quase tudo na vida é beber muita água. Aqui também vale. Estar hidratado vai deixar sua pele mais saudável, o que vai fazer sua pele aceitar a tinta mais fácil.

3) Tome um café da manhã daqueles

Nada de ir fazer a tattoo sem comer direito. Ir de estômago cheio significa mais resistência na hora dessa dolorosa experiência.

4) Durma bem no dia anterior

O nervosismo da véspera pode atrapalhar, mas, se possível, tenha uma boa noite de sono antes da tatuagem. Você gasta muita energia na hora da sessão e, caso você vá com sono, é provável que a resistência seja menor.

5) Ache o seu local zen

Parece óbvio, mas é sempre bom lembrar: tenta se distrair um pouco do que está acontecendo na pele. Preste atenção na música que está acontecendo, converse com o tatuador, fale sobre sua vida…A sugestão do Inked é até fazer yoga antes de uma longa sessão de tatuagem.

Cuidados após a tatuagem no primeiro dia

Pronto! Você aguentou a dor e agora precisa cuidar da sua tatuagem para evitar qualquer tipo de complicação. Siga as dicas abaixo para que o processo de cicatrização ocorra como manda o figurino:

1) Higienização

Limpe bem a reunião da tatuagem, lembrando que em poucos dias será formada uma casquinha — isso significa que o local está cicatrizando. Ao lavar, prefira sabonetes antisséptico e não use buchas. Lembre-se: a tatuagem machuca a pele, então limpe suavemente.

2) Não esqueça da pomada

Assim que a tatuagem acabar, o profissional irá te indicar uma pomada cicatrizante para você utilizar em casa. A mais comum é Bepantol, mas a indicação pode variar de acordo com a preferência do tatuador.

3) Não coce

O processo de cicatrização vai fazer a sua tatuagem coçar, pode ter certeza. Apesar do incômodo, os tatuadores pedem para que a pessoa não coce o desenho de jeito nenhum, já que pode ajudar a causar inflamações e até interferir na tatuagem como um todo. Coçou? Dê tapinhas de leve no local para ter um alívio momentâneo.

4) Utilize o plástico corretamente

Ao colocar um plástico na região da tatuagem, você irá proteger a o desenho e se certificar de que a pomada vai agir no local. No entanto, não exagere — procure deixar o plástico somente pelo tempo indicado pelo tatuador, que costuma ser de três dias, mas pode variar de acordo com cada profissional.

5) Não exponha a tatuagem ao sol

Não expor a tatuagem ao sol é essencial para quem quer que o desenho mantenha o brilho por bastante tempo. Ou seja: nada de ir à praia e muito menos entrar no mar logo nos primeiros dias. O mesmo vale para piscinas, já que o contato com essa água pode contaminar o local da tatuagem.

6) Evite banhos de imersão, inclusive no mar

Outra dica dos tatuadores é evitar banhos de imersão nos primeiros 15 dias, isto é, aqueles que você fica com o corpo inteiro dentro da água, como em um banheira, por exemplo. Neste caso, a pele normalmente fica murcha, o que pode acelerar a formação de casquinhas e precipitar a cicatrização. Banhos de mar também não são indicados porque a água salgada pode ajudar a expulsar a tinta do seu corpo. Se a tatuagem não estiver cicatrizada, o desenho pode ser prejudicado em alguns pontos do ou perder alguma das cores.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 237 [2] => 205 [3] => 97 [4] => 222 [5] => 62 [6] => 157 [7] => 276 [8] => 12 [9] => 249 [10] => 86 [11] => 94 [12] => 267 [13] => 68 [14] => 16 [15] => 115 [16] => 186 [17] => 17 [18] => 102 [19] => 173 [20] => 175 [21] => 238 [22] => 92 [23] => 236 [24] => 79 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence