Cinco dicas essenciais para preparar a sua road trip
roadtrip
Foto: iStock/Getty Images
Unplug > Inspire-se

Cinco dicas essenciais para preparar a sua road trip

Redação em 9 de maio de 2016

A boa road trip é aquela que ocorre de forma espontânea e sem imprevistos. Mas para que isso aconteça, é preciso tomar precauções e se planejar.

Surpresas desagradáveis podem atrapalhar o bom andamento da viagem, como doenças, desentendimentos com companheiros ou perda de objetos essenciais.

Veja dicas para preparar a sua road trip e ter uma experiência relaxante e divertida:

Dicas para se preparar para uma road trip

1 – Antecipe problemas com meio de transporte

Se for viajar de carro, certifique-se de que ele está apto a passar muito tempo na estrada. Faça revisão completa e tire qualquer dúvida com o mecânico. Lembre-se, também, de levar uma caixa de ferramentas para resolver problemas menores.

Se não for viajar sozinho, veja se o espaço disponível no veículo é suficiente para todos os passageiros. Transportar três pessoas no banco de trás é tranquilo para andar curtas distâncias. Mas em uma viagem mais longa, pode ficar desconfortável – principalmente para quem senta no meio. Nesse caso, considere alugar um carro maior.

Se for viajar de ônibus, trem ou avião, cheque os horários e esteja no local de partida no horário certo. Essa dica parece boba, mas é muito importante. Em viagens longas, com vários destinos diferentes, enganos podem acontecer.

Além disso, você pode estar cansado, dormir demais e perder a hora. Planeje-se para evitar que isso aconteça, tirando um tempo para descansar no período anterior ao próximo trajeto.

2 – Cuide bem do seu dinheiro e leve reservas para emergências

Quando for fazer o orçamento da sua road trip, lembre-se de separar uma quantia para emergências. Você pode não gostar do camping que reservou e sentir a necessidade de se hospedar em um hotel. A diária será mais alta e você vai precisar dispor de mais dinheiro.

E se aparecer uma atividade mais cara e muito legal, que não havia sido planejada antes? É bom ter uma grana guardada para gastar. Levar reservas de dinheiro é uma forma de cuidar para que sua viagem seja o mais espontânea possível.

Leia mais: Aprenda a viajar barato seguindo quatro passos

Outra dica importante: não guarde todo seu dinheiro no mesmo lugar. Você pode ser assaltado ou perder sua carteira. Por isso, ponha pequenas quantias em vários locais, como mochilas, malas e bolsinhas menores.

Também é aconselhável levar cartões de crédito e débito, para o caso de todo o dinheiro sumir de uma vez. Se for viajar para outro país, lembre-se de que será necessário converter a moeda. Nesse caso, é preciso verificar se seu cartão está apto a realizar transações internacionais ou não.

3 – Leve acessórios indispensáveis

Quem opta por uma road trip não pode se dar ao luxo de viajar sem alguns acessórios essenciais. São eles: protetor solar, óculos de sol, garrafas de água, adaptador de tomada, lanternas, pilhas, papel higiênico, notebook ou celular para acessar a internet, carregador de aparelhos eletrônicos, toalhas, remédios e um kit básico de primeiros socorros.

casal dirigindo na estrada

Gif: reprodução/giphy.com

A bagagem, no entanto, não pode ficar muito pesada. Afinal, você irá se deslocar com frequência. Carregue apenas roupas essenciais, de acordo com o local que for visitar. Se for para regiões frias, invista em um casacão coringa, que te proteja em diferentes situações. Se for acampar, leve uma bota de qualidade e bem resistente. Se preferir visitar um lugar quente e ensolarado, invista em roupas e sapatos mais leves e frescos.

O segredo é trocar itens supérfluos por úteis. Você não vai precisar de vários livros pesados, por exemplo. Prefira levar um aparelho digital que ofereça aplicativos de leitura.

4 – Invista em boas companhias e seja gentil com todos

Road trips podem ser cansativas. Em certos momentos, alguém vai ficar de mau humor. Lembre-se de que você e seus companheiros de viagem vão passar dias, ou meses, convivendo o tempo todo. Quando rolar um estresse, respire funde e tente não estragar o passeio. O mal estar deve ser passageiro.

Seja gentil com os habitantes dos lugares que vai visitar. Essa é uma boa dica dada pelo site Lifehack. Você nunca sabe quando vai precisar de ajuda em cidade ou país estranho. Nessa hora, manter boas relações com locais pode te salvar de algum apuro.

Além disso, em culturas diferentes, os hábitos são outros. Antes de visitar um lugar novo, procure saber mais sobre os habitantes e como se comportam. Evite tomar atitudes que possam ser ofensivas.

5 – Prepare corpo e mente

Road trips podem ser desgastantes e, por isso, é preciso estar com a saúde em dia. Nos dias anteriores, descanse bastante e cuide-se bem, para evitar gripes e doenças similares durante a viagem.

Se sua viagem incluir esportes radicais, como surf ou escalada, seu condicionamento físico deve estar preparado. Sedentários podem passar mal quando praticam atividades pesadas. Ninguém quer dar um mal jeito nas costas ou enfrentar queda de pressão sanguínea quando se está pendurado por uma corda no topo de uma montanha.

Tudo certo com a saúde? Resta preparar a mente. Deixe as preocupações para trás. Road trips podem ser melhor aproveitadas se o viajante não estiver pensando nos problemas que vai enfrentar quando voltar para a rotina. Entregue-se às experiências e aproveite ao máximo.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence