Dronestagram, uma espécie de Instagram para fotos tiradas com drones
dronestagram_ulysses-padilha
Foto: Reprodução/ Dronestagram Ulysses Padilha
Unplug > Inspire-se

Dronestagram, uma espécie de Instagram para fotos tiradas com drones

Pedro Katchborian em 11 de janeiro de 2017

Lançado em julho de 2013, o Dronestagram é um site dedicado à fotografias tiradas com drones semelhante ao Instagram. As imagens aéreas registradas por esses veículos não-tripulados arrancam suspiros de quem navega pelas páginas do site.

Eric Dupin, fundador da rede social, afirma que as fotografias de drones criaram “uma nova linguagem fotográfica“, lembrando que os drones podem capturar imagens que nenhum outro veículo voador consegue.

Qualquer pessoa pode postar fotos na página, que conta com mais de 30 mil usuários. Para auxiliar na navegação, o site é dividido em diversas categorias: esportes, urbano, amadoras, entre outras. Também há uma parte dedicada a vídeos feitos com as máquinas.

A rede social também sugere lugares em que fotografias com drones podem registrar paisagens incríveis: entre elas estão Canadá, Rússia, Lituânia e Romênia.

Os concursos no Dronestagram

O grande destaque do Dronestagram são as competições de fotografias. Todo ano, o site promove uma competição dividida em três categorias: natureza, esportes e aventura e viagem. Em 2016, a competição foi promovida pela National Geographic e recebeu quase 6 mil fotos, de 28 países diferentes.

E o Brasil tem história nesses concursos. Ricardo Matiello, de Maringá, foi vencedor do concurso de 2016 em duas categorias: lugares e voto popular. A foto vencedora do paranaense foi feita no alto da Catedral de Maringá em um dia com névoa. Matiello, que começou em 2012 com o aeromodelismo e com drones em 2013, concorda com a afirmação de que os drones são capazes de fazer imagens em lugares que outros veículos não conseguem. “Criou-se uma nova linguagem de fotografia”, diz. Ele lembra, porém, que limites devem ser respeitados para não oferecer risco às pessoas que estão abaixo do equipamento.

Ele explica que a vitória no concurso abriu as portas para diversas oportunidades. “Foi muito além de uma realização pessoal, pois trouxe inúmeras oportunidades de negócios dentro do setor de drones para utilização profissional”, afirma.

LEIA MAIS
O papel dos drones no futuro da economia compartilhada
LEIA MAIS
Suécia proíbe uso de câmera em drones e alega risco à privacidade

Vale lembrar que, apesar de novidade com os drones, as fotos aéreas são quase tão antigas quanto a própria fotografia. O primeiro registro data de 1860, quando Nadar, pseudônimo de Gaspard-Félix Tournachon, subiu em balões para fotografar Paris. Depois, a fotografia aérea evoluiu de diferentes maneiras: com aviões, helicópteros e até com pombos.

Matiello também destaca que não existe um padrão para fotografia de drones. “Já tive alunos de pilotagem de drones que são fotógrafos profissionais e buscam aprender a pilotagem para fazer suas próprias fotos”, diz, também afirmando que há empresas que preferem que o fotógrafo acompanhe o piloto, não necessariamente sabendo operar a máquina.

Recentemente, outro prêmio agitou a rede social: um concurso de Natal, em que as fotos deveriam ser temáticas do clima natalino. A vencedora foi a foto abaixo, com uma família deitada na neve em meio aos enfeites.

dronestagram

Foto: Jillemmer

As melhores fotos de 2016

No final de 2016, o Dronestagram publicou uma lista com as 20 melhores fotos publicadas no ano passado. “Ficamos maravilhados com a grande qualidade das fotos mandadas”, diz o texto que apresenta os vencedores do concurso.

As imagens são das mais variadas: de um ataque de pássaro com a paisagem paradisíaca da Polinésia Francesa a uma estrada incrível na Romênia. Veja as fotos vencedoras.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 237 [1] => 205 [2] => 97 [3] => 76 [4] => 222 [5] => 157 [6] => 276 [7] => 12 [8] => 249 [9] => 94 [10] => 267 [11] => 68 [12] => 16 [13] => 115 [14] => 186 [15] => 17 [16] => 173 [17] => 175 [18] => 238 [19] => 62 [20] => 92 [21] => 236 [22] => 25 [23] => 153 [24] => 125 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence