Especial: empoderamento negro e combate ao racismo
racismo
Foto: Istock/Getty Images
Unplug > Inspire-se

Especial: empoderamento negro e combate ao racismo é todo o dia

Camila Luz em 18 de novembro de 2016

No mês de novembro, há duas datas que buscam conscientizar a população sobre o racismo e todas as suas consequências: o Dia Internacional contra a Discriminação Racial (18) e Dia da Consciência Negra (20). No entanto, todos sabemos que o combate ao racismo é um exercício diário, e não apenas uma data no calendário e muito menos um feriado a mais.

Aqui no Free the Essence, já falamos sobre iniciativas que discutem racismo, violência policial, segregação, feminismo e lugar do negro no mercado de trabalho. Veja algumas dessas iniciativas e discussões propostas na lista abaixo.

Influenciadoras feministas negras para conhecer e se inspirar

Pense nas principais youtubers ou influenciadoras que você conhece ou acompanha. Quem são elas? Jout Jout? Kéfera? Provavelmente, a maioria é branca.

Monique Evelle, Nátaly Neri e Stephanie Ribeiro são algumas das mulheres negras que têm voz na internet e discutem questões importantes, como o lugar da mulher negra na sociedade e seu papel no feminismo.

Como o design urbano perpetua a desigualdade racial

Práticas adotadas por designers e formuladores de políticas públicas através dos séculos transformaram cidades em locais segregados. Populações de baixa renda, em sua maioria negra,  foram direcionadas para bairros com baixa infraestrutura, cada vez mais afastados do centro.

Para elevar a qualidade de vida de toda a população e construir uma cidade mais igualitária, é preciso repensar o espaço público e sua ocupação. Segundo especialistas consultados pela Fast Company, o primeiro passo para mudar essa realidade é reconhecer que a desigualdade racial existe.

Depois, é preciso garantir que todos os grupos sociais e raciais estejam inseridos no planejamento urbano e na tomada de decisões, para garantir que todas as necessidades sejam atendidas.

Black Lives Matter e a mobilização online contra a violência policial

Em agosto de 2014, o adolescente negro Michal Brown foi baleado injustamente pela polícia na periferia de St. Louis, nos Estados Unidos. Ele não portava armas e não tinha antecedentes criminais. Desde então, o movimento Black Lives Matter vem multiplicando seus protestos e, agora, reforça sua presença online.

O movimento já criou um mapa da violência policial nos Estados Unidos e revisou o uso da força policial nas cidades do país. Agora, o objetivo é engajar mais pessoas na luta para pensar soluções de forma coletiva. O Black Lives Matter está desenvolvendo um site para que voluntários com diferentes habilidades se mobilizem.

EmpregueAfro quer mais vagas de emprego ocupada por negros

Negros são mais de 50% da população, mas quase não ocupam bons cargos no mercado de trabalho. A consultora de RH Patrícia Santos quer mudar essa realidade por meio de sua consultoria, a EmpregueAfro. Ela é negra e já experimentou na pele o que significa viver em uma sociedade na qual todos os privilégios são dos brancos.

Patrícia ajuda empresas a inserirem mais negros em seu quadro de funcionários, além de orientar aqueles que precisam de ajuda para conquistar boas vagas e subir na carreira.

As mulheres negras que querem modificar o cenário do empreendedorismo

Em maio de 2016, a CEO da Xerox Ursula Burns anunciou que irá deixar o cargo até o final do ano. Se isso realmente acontecer, o número de mulheres negras que são CEO das 500 maiores empresas do mundo passará para zero. Ursula era a única.

Mas há, como sempre, gente tentando nadar contra a maré, como Cathy Hughes, a primeira mulher negra a liderar uma empresa de mídia nos Estados Unidos, e Kim Wales, fundadora e CEO da empresa de consultoria Wales Capital.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence