Estilos de tatuagem: conheça 16 tipos diferentes para você fazer
estilos de tatuagem
Foto: Istock/Getty Images
Unplug > Inspire-se

Estilos de tatuagem: conheça 16 tipos diferentes para você fazer

Pedro Katchborian em 16 de abril de 2017

Você tomou a decisão de que vai fazer uma tatuagem. Seja a sua primeira ou a décima quinta (ah, a superstição do número ímpar…), sempre bate aquela insegurança. Afinal, é para a vida toda. Você tem uma ideia do desenho que deseja, às vezes uma referência, mas gostaria de fazer algumas adaptações, escutar a opinião do tatuador ou até mesmo de fazer uma tatuagem em um estilo específico. O que fazer? Escolher a tatuagem não é tarefa fácil e nós do Free The Essence resolvemos montar um guia para te ajudar nesta decisão. Começar pelo estilo da sua próxima tatuagem é um dos caminhos, e facilita muito na hora de buscar por um profissional e até por um desenho que te fazer feliz.

Uma breve história da tatuagem

A tatuagem pode ter virado moda no último século, mas sua história é milenar. Múmias de 2.500 anos atrás foram encontradas com desenhos e inscrições nos corpos. Também há registros de que o Império Romano utilizava os desenhos para marcar prisioneiros e que escravos eram tatuados para serem diferenciados do resto da população.

Com o tempo, a tatuagem passou a ser vista como algo ruim ou “do demônio”, como declarou o papa Adriano I, no ano 787, que ordenou a proibição das tattoos.

Cerca de mil anos depois, em 1769, uma expedição à Polinésia fez o navegador James Cook conhecer a tradição de marcar o corpo com tinta — que então era chamada de “tatao” — de onde a tatuagem ganhou o seu nome. Em 1891, o americano Samuel O’Reilly patenteou a máquina de tatuar. No Brasil, o primeiro tatuador profissional chegou somente em 1959 — era o dinamarquês Knud Gegersen.

 

Conheça 16 diferentes estilos de tatuagem

Old School

O estilo Old School também é chamado de tradicional e é um dos mais conhecidos. Costuma trazer traços fortes e pretos e um número pequeno de cores, como vermelho, azul e verde.

O estilo tem muito a ver com quem se tatuava: os primeiros a se arriscarem com a tinta no corpo foram marinheiros, músicos e barbeiros — daí vem a tradição de âncoras, pássaros, caveiras e pin ups.

Depois de um tempo no esquecimento, a tatuagem Old School voltou a ganhar atenção e hoje há muitos fãs de tinta que pedem desenhos nesse estilo.

New School

As tatuagens New School também têm traços bem firmes e grossos como a Old School, mas têm uma variedade de cores muito maior.

Os desenhos desse estilo variam bastante, mas as principais inspirações vêm da cultura pop: HQs, filmes e séries entre os principais. Animais, personagens de mangás e grafites também estão presentes no estilo New School.

Outro fator que define uma tatuagem como New School é o contraste entre cores, assim como a total liberdade para os desenhos, que não se preocupa em manter todas as proporções.

Geométricas

O nome já diz: as tatuagens geométricas costumam trazer retas, triângulos e outras formas para compor o desenho. É um dos mais pedidos atualmente nos estúdios de tatuagem.

Versátil, esse estilo parece simples à primeira vista, mas a combinação de formas e cores feitas por tatuadores tem criado desenhos bem detalhistas e até tattoos em 3D.

Aquarela

Outro tipo de tattoo que está entre as preferidas dos millenials é o estilo aquarela. Esse tipo costuma trazer muitas cores e não respeitar as bordas dos desenhos — como se fosse tinta aquarela em uma tela. Em relação aos desenhos, os preferidos costumam ser animais e flores, mas há muitos riscados diferentes que podem ser feitos com esse estilo.

Pontilhismo

O pontilhismo na tatuagem tem origem na técnica impressionista feita em quadros, que nasceu na França no século 19 e teve Georges Seurat como principal nome. Também chamado de dotwork, o estilo consiste em criar imagens — dos mais variados tipos — utilizando pequenos pontos.

Essa tattoo exige uma precisão bem específico, já que é trabalhosa. Até por isso, costuma levar mais tempo do que uma tatuagem com o traço convencional. Normalmente, o pontilhismo é feito somente com preto, mas também pode levar mais cores.

Realismo

As tatuagens realistas têm como objetivo passar para pele retratos de pessoas, animais ou qualquer outro elemento do mundo real. É comum no fazer dessas tatuagens que o tatuador utilize fotos para que o desenho fique exatamente igual. Normalmente, o realismo pede tatuadores específicos e especializados no estilo.

Biomecânico

A tatuagem biomecânica é a mistura de biológica e robótica. Inspirados nas ilustrações de HR Giger, os desenhos desse estilo costumam trazer imagens tridimensionais e que mostrem “como o corpo funciona debaixo da pele”.

Logo, engrenagens mecânicas, esqueletos, músculos, ossos e tendões costumam aparecer nesse tipo de tattoo. As cores cinza, vermelho e preto são as que mais aparecem nas tatuagens biomecânicas.

Tribal

Inspirada nos povos que utilizavam esses desenhos há milhares de anos, a tatuagem tribal já esteve mais em alta, é verdade, mas ainda é muito feita por aí.

LEIA MAIS
Tudo o que você precisa saber sobre a primeira tatuagem
LEIA MAIS
App de realidade aumentada ajuda você a imaginar uma tatuagem na pele

Adepta principalmente da cor preta, a tatuagem tribal pode ou não ter um significado. Os traços são grossos e costumam ser feitos em braços, ombros e pernas.

Maori

A cultura maori surgiu na Nova Zelândia e tem muita relação com a tatuagem. Tradicionalmente, a tatuagem maori original era um tipo de ritual de passagem. Há até hoje tatuadores especialistas nesse tipo de tattoo que fazem desenhos inspirados na história da pessoa. Até por isso, esses desenhos são originais, considerados uma arte única. Círculos, espirais e diferentes símbolos podem compor as tatuagens maoris que são feitas apenas em preto.

Oriental

O Japão tem uma história rica quando o assunto é tatuagem. Por lá, os desenhos eram utilizados para identificar criminosos na dinastia Kofun (300-600 aC). A prática só foi abolida em 1870.

As tatuagens orientais trazem elementos da cultura japonesa: dragões, carpas, gueixas, flores, tigres e guerreiros estão entre os principais escolhidos. Esse estilo costuma utilizar várias cores e muitos detalhes.

Tinta Branca

Raro, esse tipo de tatuagem é feito somente com tinta branca e nos últimos anos virou tendência. Vale lembrar que esse estilo precisa de muito cuidado e não são todos os tatuadores que o fazem.

Por não ser muito aparente na pele, a tinta branca pede desenhos simples, minimalistas e com traços finos. Elas também costumam demorar mais para cicatrizar e às vezes são necessárias várias sessões para que a tinta fixe bem na pele.

Bold line

A tatuagem boldline está entre as favoritas de quem gosta de cultura pop. HQs e desenhos animados são as principais inspirações desse estilo, que costuma trazer uma boa variedade de cores e traços fortes e grossos.

Celta

O povo celta começou a se espalhar pela Europa a partir de 1.000 a.C. e suas ideias e símbolos influenciam pessoas até hoje. Desenhos com animais, cruzes e outros símbolos são os escolhidos para marcar para sempre a pele, normalmente na cor preta.

O triskelion é um dos símbolos preferidos dos admiradores dessa cultura — o desenho significa “três pernas” e simboliza o ir e o vir. A triqueta é outro desenho que está em várias tattoos por aí e significa a energia criadora do universo.

Surrealismo

Assim como outros estilos, o surrealismo é inspirado no movimento artístico de mesmo nome. Ou seja, Salvador Dalí e Joan Miró são algumas das principais mentes lembradas quando o assunto é surrealismo. As tatuagem nesse estilo misturam formas e cores em um universo próprio, em que tudo é possível.

Trash Polka

Caótico, esse estilo é recente e tem chamado a atenção dos que curtem artes abstratas na pele. Criado por Volko Merschky, do Buena Vista Tattoo Club, na Alemanha, esse estilo é, como define o criador:

Uma fusão de realidade e destruição; de natureza e abstrato; de tecnologia e humanidade; passado, presente e futuro; opostos que estão tentando se fundir em uma dança criativa pela harmonia e um ritmo em sintonia com o corpo.

Resumindo: o estilo Trash Polka mistura formas, cores e desenhos de maneira propositalmente caótica, quase desorganizada. As cores utilizadas são preto e vermelho e reúnem elementos como animais, caveiras, letras…

Minimalismo

As tatuagens minimalistas podem ser uma ótima opção para quem quer algo discreto e elegante. Formas geométricas, números romanos e contornos de pássaros ou outros animais estão entre as tattoos minimalistas mais feitas. Esses desenhos costumam ser feitos com uma cor só.

tatuagem_oldschool_andredecamargo

tatuagen_newschool_qatrow

tatuagem_geometrica_xis__

tatuagem_aquarela_fernandomadeira

Aquarela Foto: Instagram/@fernandomadeira

tatuagem_pontilhismo_cacobilltattoo

tatuagem_realismo_danmolloytattooer

tatuagem_biomecanica_reproducao

Biom

tatuagem_tribal_reproducao

tatuagem_oriental_caiopineiro

tatuagem_tinta branca_y_f_shu

tatuagem_celta_Reproducao

Celta Foto: Reprodução

tatuagem_surrealismo_giselesaban

tatuagem_Trash Polka_reproducao

tatuagem_minimalismo_reproducao

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 205 [1] => 76 [2] => 237 [3] => 97 [4] => 222 [5] => 62 [6] => 157 [7] => 276 [8] => 12 [9] => 249 [10] => 86 [11] => 94 [12] => 267 [13] => 68 [14] => 16 [15] => 115 [16] => 186 [17] => 17 [18] => 102 [19] => 173 [20] => 175 [21] => 238 [22] => 92 [23] => 236 [24] => 79 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence