7 filmes e séries com trilhas sonoras para quem curte hip hop
hip-hop_the-get-down
The Get Down Foto: Divulgação
Unplug > Inspire-se

7 filmes e séries com trilhas sonoras para quem curte hip hop

Camila Luz em 9 de novembro de 2016

O hip hop surgiu em meados dos anos 70 no South Bronx, nos Estados Unidos, criado por comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas. O estilo foi marginalizado por anos e, hoje, chega ao topo das parados do mundo todo. A série “The Get Down“, lançada este ano pela Netflix, foi um verdadeiro presente para os apreciadores das rimas e melodias.

Porém, quem é fã de verdade sabe que há inúmeras produções que trazem o melhor da cultura hip hop em suas trilhas sonoras. Se esse é o seu caso, ou se deseja conhecer mais sobre o estilo, veja a lista abaixo com produções que trazem trilhas sonoras embaladas pelo novo e velho hip hop.

Hip hop nas trilhas

1 – Os Donos da Rua

(“Boyz’N The Hood”)

Lançado em 1991, o filme foi escrito para que todos os membros do famoso grupo de hip hop N.W.A. (Niggaz Wit Attitudes) pudessem atuar, como Dr. Dre, Arabian Prince e Ice Cube. Na época, brigas entre os integrantes impediram que a produção seguisse dessa forma e apenas Ice Cube fez parte do elenco.

O longa se comunica diretamente com os fãs do grupo na década de 80 e é embalado pelo bom e velho hip hop da época. A história retrata o cotidiano violento dos jovens de um bairro no sul de Los Angeles, na Califórnia, frequentado principalmente por negros.

O filme foi bastante elogiado por seu roteiro e pela direção comandada por John Singleton, o primeiro afrodescendente a ser indicado ao prêmio de Melhor Diretor no Academy Awards.

2 – Straight Outta Compton

O N.W.A. foi tema de outro filme, “Straight Outta Compton”, lançado em 2015. O enredo retrata a história de cinco jovens que usam suas experiências pessoais para criar músicas inovadoras, rebeldes e que se colocam contra o sistema.

“Straight Outta Compton” também é o nome do primeiro álbum do N.W.A., lançado em 1988. O disco é considerado um dos propulsores do “gangsta rap” e deu voz aos jovens da periferia da Califórnia.

3 – Empire

A trilha sonora da série, lançada em 2015, chegou a brigar com o novo álbum de Madonna, “Rebel Heart”, pelo primeiro lugar na lista de discos mais vendidos da Billboard.

A série conta a história de Lucious Lyon, um rapper que saiu das ruas e prosperou ao fundar a gravadora Empire. A trilha sonora é original e cantada pelos próprios atores. Todas as canções foram assinadas pelo produtor musical Timbaland.

4 – Notorious

(“Notorious B.I.G. – Nenhum Sonho é Grande Demais”)

Lançado em 2015, o filme conta a história de Christopher Wallace, o Notorious B.I.G, um rapper que largou o crime para se tornar uma lenda da música. Ele foi assassinado aos 24 anos e é considerado um dos maiores e mais influentes rappers de todos os tempos.

O longa trouxe canções inéditas do início da carreira do artista, mais cruas e simples. A trilha também merece destaque por músicas como “Brooklyn’s Go Hard”, do ex-parceiro do rapper Jay-Z, e pelo remix de “One More Chance”, composta pelo filho do próprio Notorious.

5 – 8 Mile

(“8 Mile – Rua das Ilusões”)

Fãs de Eminem provavelmente já assistiram a esse longa de 2002 que conta a história de Rabbit, um rapper branco que luta para se destacar em batalhas de rima dominadas por negros.

O filme funciona como uma biografia do próprio Eminem, que faz o papel de protagonista. A história retrata as brigas com sua mãe alcoólatra, a falta de dinheiro e as dificuldades para gravar suas canções. Tudo isso é embalado por músicas como a famosa “Lose Yourself”. Kim Basinger, Brittany Murphy e Eugene Byrd fazem parte do elenco.

6 – Friday

(“Sexta-feira em apuros”)

O filme hilário é tão reverenciado pelos fãs que a trilha sonora, composta por grandes nomes do rap, quase passa em branco. No entanto, vale a pena dar o play na trilha e escutar as canções feitas por artistas como Dr. Dre, Cypress Hill, Scarface e Ice Cube, que integra o elenco como protagonista.

O filme foi lançado em 1995  e é um misto de drama com comédia. A trama gira em torno da vida de dois amigos que precisam pagar US$ 200 a um traficante em apenas 16 horas.

7 – The Get Down

O grande acerto da Netflix não poderia ficar de fora desta lista. A série é ambientada no verão de 1997 e acompanha o tímido adolescente Ezekiel Figuero. O garoto afro-latino tem um talento incomum para poesia. Infelizmente, teme mostrar sua arte ao mundo por ser vítima de bullying e violência urbana no Bronx, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Ele é apaixonado por Mylene Cruz, com quem divide o palco na igreja pentecostal liderada pelo pai da garota. Ezekiel, além de mandar bem nas rimas, também é pianista. Ela é cantora e tem o sonho de se tornar a próxima Donna Summer, apesar do preconceito da família, que considera a dance music a “música do diabo”.

A trilha sonora original foi composta por artistas como ZAYN, Jaden Smith, Jannelle Monáe e Christina Aguilera em parceria com Nile Rodgers.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 66 [13] => 67 [14] => 157 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence