Google faz murais nos data centers e incentiva a arte urbana
Belgium-based data center_2
Mural St. Ghislain por Oli-B. Foto: Reprodução/Site The Data Center Murals
Unplug > Inspire-se

Google convida artistas para pintar murais em seus data centers

Camila Luz em 7 de junho de 2016

A Google quer deixar seus data centers mais simpáticos e cheios de vida, subvertendo aquela imagem de que centros de armazenamento de dados são frios e assépticos. Para isso, convidou artistas para pintar painéis coloridos nas paredes cinzas dos grandes edifícios. Essa é mais uma das iniciativas tomadas pela empresa para impulsionar a arte urbana.

Até agora, há dois painéis prontos: um em Mayes County (EUA), feito por Jenny Odell, e outro em St. Ghislain (Bélgica), projetado por OLI-B. Ao todo, serão quatro. O mural de Dublin (Irlanda) será de autoria de Fuchsia Macaree. Já o de Council Bluffs (EUA) será feito por Gary Kelley.

Além de expor o trabalho dos artistas convidados e de enfeitar as ruas das cidades, a Google têm outro objetivo: refletir a importante função de seus data centers na economia e na sociedade.

Para que servem os data centers e seus murais

Segundo o vídeo do projeto divulgado pela Google, os data centers são os “lares ou corações da internet”. A cada vez que usamos a rede, seja para criar um arquivo no Google Docs, obter direções no Google Maps ou traduzir uma língua no Google Tradutor, informações são armazenadas nesses locais.

Poucas pessoas pensam sobre como essas informações fluem através de espaços físicos, os data centers. “Como esses edifícios não são interessantes visualmente, pessoas geralmente — ou raramente — não conhecem as estruturas incríveis e profissionais que fazem boa parte da vida moderna ser possível”, disse Joe Kava, vice-presidente da Google Data Centers em um texto de apresentação do projeto.

O mural de arte urbana feito por Jenny Odell nos Estados Unidos é composto por imagens do Google Maps feitas por satélite. “Sua obra se concentra em tipos de infraestrutura que permitem o fluxo de bens, poder e informação — nada diferente dos próprios data centers”, explica Joe.

Já o mural feito pelo artista de rua OLI-B na Bélgica foi inspirado na nuvem de dados. Ele pintou nuvens que incluem elementos específicos da região, do data center e das pessoas que trabalham nele. São desenhos das ovelhas que percorrem o terreno do edifício e do balão que faz parte do festival local L’Ascension à Saint-Ghislain.

Mais iniciativas da Google para incentivar o contato com a arte urbana

Além do projeto com os data centers, a empresa lançou, em junho de 2014, o projeto Street Art. Ele faz parte do Google Art Project e seu objetivo é ser um depósito online de obras de artistas de rua.

O banco de dados possui exposições virtuais de mais de 30 países. É possível apenas navegar pelas obras ou fazer visitas guiadas, como em um museu físico. Segundo o The Guardian, mais de 50 organizações fizeram parceria com o projeto, como o Pasadena Museum of California Art e o Mural Conservancy of Los Angeles.

Isabel Rojas-Williams, do Mural Conservancy os Los Angeles, falou sobre o processo de seleção das obras de arte urbana. Ela define mural como “qualquer coisa presa a uma parede que seja uma peça de arte monumental”. “Minha equipe, voluntários e eu entramos no carro, cada um com uma câmera, e passeamos pelos bairros tirando fotos”, explicou ao The Guardian.

Outra iniciativa da Google é o Color+City, plataforma que conecta artistas de rua a pessoas que querem ter seus muros grafitados. O objetivo é embelezar e criar galerias de arte urbana a céu aberto em cidades do mundo todo, como São Paulo.

Funciona assim: quem quer doar um local para ser pintado deve se cadastrar no site do projeto e autorizar seu muro, fachada ou espaço livre. Depois, basta subir fotos boas e esperar por um artista disposto.

Quem quer grafitar deve escolher e reservar o espaço desejado no mapa. Cada artista pode reservar um por vez e ele fica disponível por 15 dias. Basta ir lá e pintar!

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 172 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence