Instagram mostra a realidade africana além de guerras e miséria
everydayafrica_realidade africana
Foto: Reprodução/Instagram @everydayafrica
Unplug > Inspire-se

Perfil do Instagram mostra realidade africana além de guerras e miséria

Camila Luz em 19 de agosto de 2016

Retratar a África como ela é de verdade. Esse é o objetivo do perfil do Instagram Everyday Africa (@everydayafrica). Os fotógrafos do projeto reproduzem a vida real dos habitantes do continente, que é culturalmente diverso. Pretendem agir contra clichês e estereótipos que relacionam a realidade africana a guerras, doenças e pobreza.

O projeto começou em uma viagem feita pelo fotógrafo Peter DiCampo e pelo escritor Austin Merrill em 2012. Os dois visitaram a Costa do Marfim a trabalho e perceberam que as fotos tiradas por suas câmeras retratavam mais sobre o país do que imagens reproduzidas pela mídia ou por agências de notícias. Decidiram fundar o tumblr chamado Everyday Africa para compartilhar o que haviam fotografado. Meses depois, decidiram criar o perfil no Instagram. Então, o projeto explodiu.

Hoje, a conta tem 289 mil seguidores e quase 3.000 publicações. Seu sucesso inspirou a criação de perfis similares como @everydaylatinamerica, @everydayiran@everydayegypt.

Leia mais: Conta no Instagram mostra efeito das mudanças climáticas hoje

Realidade africana contempla lazer e trabalho

As fotos do Everyday Africa não são chocantes, super produzidas ou tecnicamente incríveis. Os fotógrafos colaboradores não precisam de câmeras profissionais, lentes caras ou outros equipamentos. Imagens feitas com o celular são o bastante desde que atendam ao objetivo final: mostrar de forma realista o cotidiano dos habitantes. Isso significa retratar o que fazem durante os momentos de lazer, no que trabalham e como vivem.

“Everyday Africa, uma coleção de imagens tiradas por telefones celulares em todo o continente, é uma tentativa de redirecionar o foco para uma compreensão mais precisa do que os africanos experienciam no seu cotidiano: a vida normal”, diz o site oficial do projeto. “Como jornalistas que viveram e trabalharam no continente durante anos, nós do Everyday Africa acreditamos que  o extremo não é tão prevalecente quanto o familiar, o cotidiano”.

Já foi até a África ou planeja viajar pelo continente em breve? É possível expor sua experiência com a realidade africana postando fotos no Instagram com a hashtag #everydayafrica. As imagens são compartilhadas no Tumblr do projeto e organizadas por país. Clique aqui e conheça a realidade de cada nação africana.

everdayafrica (1)

Um homem usa um boubou africano enquanto fala no celular e passa por uma exibição de jeans femininos em Dakar, no Senegal. Foto: @ricci_s para @everydayafrica

everdayafrica (2)

Tribo Kara na Etiópia. Foto: @guillaumebonn para @everydayafrica

everdayafrica (3)

Funcionário em uma fábrica têxtil em Kano, na Nigéria. Foto: @tomsaater para @everydayafrica

everdayafrica (4)

Crianças cantam o hino nacional da África do Sul. Foto: @stickylittleleaves, do @everydayeducation, para @everydayafrica

everdayafrica (5)

Dia de sol em Ngor Island, em Dakar, no Senegal. Foto: @janehahn para @everydayafrica

everdayafrica (6)

Vendedor vende artigos de couro feitos em Mali em praia de Dakar, no Senegal. Foto: @janehahn para @everydayafrica

everdayafrica (7)

Ursula faz as unhas em um campo de refugiados na República Centro-Africana. Foto: @ricci_s para @everydayafrica

everdayafrica (8)

Indo para casa depois da igreja na Etiópia. Foto: @africashowboy para @everydayafrica

everdayafrica (9)

Ciclista na Ikoyi Link Bridge, na Nigéria. Foto: @andrewesiebo para @everydayafrica

everdayafrica (10)

Crianças brincam perto de um barco no lago Kivu, no República Democrática do Congo. Foto: @leyuwera1 para @everydayafrica

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence