15 dicas de livros por 5 grandes nomes da tecnologia
livros
Foto: Istock/Getty Images
Unplug > Inspire-se

15 dicas de livros por grandes nomes da tecnologia

Kaluan Bernardo em 28 de outubro de 2016

Livros são uma das melhores formas de conseguir conhecimento e expandir a consciência. Grandes líderes costumam ser ávidos leitores e, não raramente, compartilham suas leituras. Por isso, compilamos alguns dos livros que grandes empreendedores da área da tecnologia sugeriram em diferentes ocasiões. Queira ser um líder ou não, vale conferir as dicas. Na pior das hipóteses, você irá aprender bastante.

15 livros de 5 nomes da tecnologia

Elon Musk

Fundador do PayPal, Tesla, SpaceX, SolarCity e mais uma série de empreendimentos que querem revolucionar completamente a humanidade, Musk é alguém a quem devemos ouvir. Eis as dicas:

Einstein
Walter Isaacson possivelmente é um dos grandes biógrafos de nossos tempos. Além de ter escrito livros sobre a vida de Steve Jobs e Benjamin Franklin, ele também conta a história de Albert Einstein. Musk, que também é físico, se inspira um tanto na vida do cientista.

De Zero a Um
Escrito por Peter Thiel, que foi sócio de Musk no PayPal. Diferente de Musk, Thiel não continuou a empreender, mas se tornou um dos mais conhecidos investidores de tecnologia. Ele também é uma figura polêmica, apoiou o candidato Donald Trump e doou para sua campanha. Mas quando o assunto é tecnologia e finanças, ele é mais unânime: seu livro é um clássico na cabeceira dos empreendedores.

Superintelligence
Musk já chegou a dizer que a inteligência artificial, se não for bem desenvolvida, poderá se tornar uma das maiores ameaças da humanidade. Parte de seu conhecimento sobre o assunto vem dessa obra de Nick Bostrom. Infelizmente ainda não há uma versão em português da obra.

Bill Gates

Provavelmente o leitor mais voraz dessa lista, Bill Gates recomenda, de tempos em tempos, leituras. Hoje muito mais dedicado à filantropia do que à tecnologia, Gates estuda como mudar o mundo para melhor, independente do meio. Essas são algumas das últimas dicas do fundador da Microsoft.

O poder do pensamento matemático: a ciência como não estar errado
Jordan Ellenberg é matemático e escreve um livro para quem não é da área ver como a matemática está nos mais diferentes aspectos de nossas vidas. O autor é muito entusiasmado pela matemática e faz questão de que o leitor o acompanhe.

Seveneves
Ficção científica de Neal Stephenson fala de um momento onde a Lua explode e a humanidade na Terra sabe que só tem mais dois anos de vida até ser dizimada por uma chuva de meteoros. Como as pessoas reagem? Elas continuam a ir ao trabalho? As crianças frequentam a escola? O livro parte dessa perspectiva. Infelizmente, não está disponível em português.

The Vital Question
Nick Lane mostra, cientificamente, como a energia influencia em todos os seres vivos. Ele argumenta que só podemos entender a origem e a evolução da vida ao entender como a energia funciona.

Mark Zuckerberg

O criador do Facebook não só está interessado em histórias de inovação, mas também em obras que o ajudem a entender o mundo como é hoje. Ávido leito, já criou até um grupo de leituras no Facebook. E essas são algumas dicas que ele dá.

Sapiens
 Yuval Noah Harari, historiador da Universidade Hebraica de Jerusalém, remexeu em toda a história da humanidade, conectando-a aos assuntos atuais para mostrar um pouco de como chegamos até aqui, com os problemas e soluções que temos hoje.

O fim do poder
 O mundo está mudando e as relações de poder também. Hoje, com o poder mais fragmentado, pequenas empresas conseguem desafiar gigantes; enquanto cidadãos comuns enfrentam governos totalitários. É isso o que Moisés Naím, que já foi diretor executivo do Banco Mundial, mostra na obra.

Criatividade S/A
Ed Catmull, presidente da Pixar, remonta a história de uma das empresas que criou as bases da animação computadorizada e alcançou novos patamares de inovação e criatividade.

Steve Jobs

O criador da Apple tinha uma personalidade tempestuosa. Ao mesmo tempo, também tinha espiritualidade e tentava se encontrar. Essas foram algumas das sugestões de leituras que ele deixou.

Autobiografia de um iogue
Paramahansa Yogananda foi um dos gurus responsáveis pela popularização do yoga no Ocidente. Nos Estados Unidos disseminou a prática e escreveu uma autobiografia falando de sua jornada pela espiritualidade. Foi uma das poucas biografias escritas por um iogue, não por um jornalista.

Mente Zen, Mente de Principiante
Shunryu Suzuki compartilha os princípios da meditação zen, incluindo métodos que o próprio Jobs utilizava.

1984
Clássico da ficção científica, a obra de George Orwell fala sobre um futuro distópico de vigilância com governos totalitários que controlam até os pensamentos dos cidadãos. A obra influenciou o famoso comercial da Apple.

Jeff Bezos

A maioria desses livros você comprará na Amazon. Então, nada mais natural do que trazer as recomendações de Jeff Bezos, o cara que criou uma das maiores varejistas digitais do mundo.

Dilema da Inovação
Clayton M. Christensen é especialista em inovação e, neste best-seller, defende que empresas que fazem tudo certo dão errado. Isso porque, de tempos em tempos, é necessário se adaptar às mudanças de paradigmas. O autor tenta ajuda a entender como fazer isso.

A Lógica do Cisne Negro
Libanês radicado nos Estados Unidos, Nassim Taleb diz que há algo em comum em eventos como nascimento de religiões, surgimento do Google ou 11 de setembro: eles vão para extremos e mudam a lógica de tudo o que acontecia. São eventos extremos e que acontecem fora do esperado, mas que sempre acontecem. O autor tenta ajudar o leitor a lidar com esse tipo de evento inesperado.

Empresas feitas para vencer
Jim Collins analisa o que há em comum entre diversas empresas de sucesso – sejam elas pequenas ou grandes, para determinar qual o DNA dos vitoriosos. No livro compila o que aprendeu.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence