Mandala: saiba o significado e veja como fazer a sua
mandala
Foto: Istock/Getty Images
Unplug > Inspire-se

Mandala: saiba o significado e veja como fazer a sua

Pedro Katchborian em 25 de julho de 2016

As mandalas são círculos cheios de cores e formas geométricas e estão diretamente relacionadas com diferentes culturas como a budista, hinduísta e tibetana. Em sânscrito, mandala significa “círculo” e oferece um equilíbrio de elementos visuais, simbolizando unidade, harmonia e o universo como um todo. A maioria das mandalas têm elementos simétricos e perfeitos e, segundo as tradições, fazer uma mandala é uma forma de simbolizar a jornada espiritual e o equilíbrio. Veja um passo a passo de como fazer a sua abaixo.

Monge Tibetano fazendo Mandala

Monge Tibetano fazendo Mandala. Foto: Istock/Getty Images

A mandala é milenar e pode ter a utilização de símbolos, números e palavras. A arte budista tibetana vem desenhando mandalas há séculos. Inicialmente, elas eram feitas de giz, mas atualmente são feitas com areia originária da Índia.

O processo de construção da mandala é considerado uma meditação constante, já que é necessária muita concentração para a execução dos movimentos. Quem assistiu a terceira temporada de “House of Cards” deve se lembrar dos monges tibetanos trabalhando por dias no processo de uma mandala na Casa Branca.

Uma das utilizações da mandala é na terapia. Segundo Carl Jung, a mandala pode simbolizar “movimentos em direção a um crescimento psicológico, expressando a ideia de um refúgio seguro, de reconciliação interna e inteireza”.

Segundo Jung, as imagens podiam expressar conteúdos interiores do ser humano. Ao estudar a arte, Jung sugeriu que seus pacientes fizessem mandalas. O interesse pela cultura asiática foi tanto que o psicólogos chegou a publicar um livro chamado “O Segredo da Flor de Ouro”, em que discutiu temas que permeiam mandalas e outros símbolos.

Leia mais:
Religião e foco na respiração: 5 mitos sobre mindfulness
Conheça a Zenta, a pulseira que ajuda a lidar com o estresse 

Na religião hinduísta, a mandala é um instrumento para a concentração ou meditação, sendo considerado a passagem do material ao espiritual. No budismo, a mandala lida com a perfeição e o estado pleno de felicidade. Na tradição tibetana, a mandala pode ser a construção da imagem de um pensamento que não pode ser encontrado ou representado de outra maneira, como Jung fazia com seus pacientes.

Como fazer uma mandala

Como definia Jung, fazer a sua própria mandala pode ser um processo interessante para conhecer a si mesmo e o universo. Por ajudar a construir um estado de estabilidade, concentração, criatividade e entendimento, esse processo é explorado por diferentes terapeutas.

O site LonerWolf mostra algumas tutorial de como fazer a sua própria mandala. Confira o passo a passo:

1) Preparação

Antes de tudo, pegue um pedaço de papel, lápis de diferentes cores, borracha, compasso e régua. Depois, ache um lugar tranquilo para poder relaxar e não ser incomodado durante o processo.

2) Crie um propósito

Pergunte-se: qual é a sua intenção em fazer a mandala? A ideia é expressar o seu inconsciente ou você precisa da concentração criada com o processo?

3) Comece a desenhar

Utilize o compasso para fazer o círculo e use a régua para fazer os seus desenhos. Caso prefira, o Lonerwolf sugere fazer desenhos sem régua ou compasso.

4) Faça desenhos simétricos

Boa parte da harmonia das mandalas está na simetria. Uma sugestão é dividir a página em duas partes e, sempre que você desenhar de um lado, desenhe de outro.

5) É hora de colorir

Depois de terminar o desenho, colorir pode ajudar nas ações terapêuticas. O Lonerwolf sugere misturar cores e sentimentos: amarelo para felicidade e alegria, laranja para autoconhecimento e criatividade, vermelho para energia, paixão e força, entre outros.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence