TEDxSãoPaulo terá apenas mulheres negras como palestrantes
TEDX_SP
TEDx SP, Junho de 2016. Foto: Fernando Alexandrino
Unplug > Inspire-se

TEDxSãoPaulo terá apenas mulheres negras como palestrantes

Camila Luz em 20 de julho de 2016

Os paulistas terão mais uma edição do TEDxSãoPaulo para desfrutar, uma especialmente dedicada a mulheres que inspiram. Dessa vez, todas as 18 palestrantes do evento serão mulheres negras. O encontro acontece no dia 23 de julho.

O TED é uma organização sem fins lucrativos que promove palestras inspiradoras vistas por milhões de pessoas no mundo todo. O TEDxSãoPaulo é um braço independente do evento e tem como objetivo disseminar ideias e compartilhar experiências que geram reflexões profundas entre os participantes.

A edição de julho terá como mestre de cerimônias Adriana Couto, jornalista e apresentadora do programa Metrópole, da TV Cultura. A organização, feita por voluntários, tem o auxílio de Alexandra Loras, consulesa da França em São Paulo e um dos principais ícones de empoderamento e de representatividade da mulher negra no País.

As 18 palestrantes são exemplos de empoderamento feminino e negro e irão promover debates e reflexões sobre o papel da mulher negra na sociedade.

Leia mais:
O que rolou no TEDxSãoPaulo
5 palestras do TED para aprender sobre economia colaborativa

Mulheres negras no TEDxSãoPaulo

Fizemos uma seleção das palestrantes que mais chamaram a nossa atenção na nova edição do TEDxSãoPaulo. Veja:

Monique Evelle

foto monique evelle de lado

Monique Evelle. Foto: Reprodução/Facebook

Monique é fundadora do Desabafo Social, projeto que quer transformar a realidade de crianças, adolescentes e jovens por meio de práticas alternativas de educação e comunicação. Também é curadora do Catarse e colunista.

É uma das 25 mulheres negras mais influentes da internet no Brasil, de acordo com o site Blogueiras Negras. Também ficou entre as 10 mulheres que fazem a diferença na Bahia e ganhou o Prêmio Laureate Brasil 2015. Sua história vai virar filme: está sendo documentada pela cineasta Carolina Moraes-Liu.

 

Daniela Gomes

Nascida e criada na periferia de São Paulo, é estudante de doutorado na Universidade do Texas, nos Estados Unidos. Sua pesquisa tem foco no papel do hip hop como ferramenta de empoderamento de jovens negros na capital paulista.

Em 2011, foi selecionada pela ONU para participar do primeiro programa de Fellowship para afrodescendentes. É ativista do movimento negro e pretende utilizar seu trabalho para criar conexões entre povos afrodescendentes do mundo todo.

Stephanie Ribeiro

foto de Stephanie em fundo preto

Stephanie Ribeiro Foto: Reprodução/Facebook

 

Ativista feminista e escritora, já teve textos postados no blog #AgoraÉQueSãoElas, da Folha de S.Paulo, Huffington Post, Think Olga, MdeMulher, Jornalistas Livres e outros. Em 2015, recebeu a Medalha Theodosina Ribeiro da Assembleia Legislativa de São Paulo, homenageando seu ativismo pelas mulheres negras. É estudante de arquitetura e urbanismo na PUC Campinas.

 

 

 

Nátaly Nery

Dona do canal do Youtube “Afros e Afins”, já foi reconhecida pela plataforma como uma digital influencer, gravou um vídeo com Jout Jout e foi uma das convidadas da GNT para um painel no evento Teia, que discutiu questões como coletividade e empatia. Também é estudante de ciências sociais na Unifesp, em São Paulo. Em seu canal, fala sobre temas como sustentabilidade na moda e apropriação cultural.

Eliane Dias

Eliane Dias criou a produtora Boogie Naipe junto com seu marido, o rapper Mano Brown. Há quatro anos, é responsável pela carreira do Racionais MC’s. É formada em direito há mais de 10 anos e ostenta uma carreira de sucesso.

Mel Duarte

mel duarte com turbante vermelho

Mel Duarte. Foto: Reprodução/Facebook

Formada em Rádio e TV é poeta, slammer (poeta que participa de competições de poesia onde declama trabalhos próprios) e produtora cultural. Em 2006, conheceu o movimento Saraus na cidade de São Paulo e, desde então, atua na literatura independente. Suas poesias já foram publicadas em mais de 10 antologias. Faz parte dos coletivos “Poetas Ambulantes” e “Slam das Minas-SP”. Também publicou os livros “Fragmentos Dispersos” e “Negra Nua Crua” de forma independente.

O TEDxSãoPaulo Mulheres que inspiram acontece no sábado dia 23 de julho das 14h às 20h no Hotel Unique.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence