A fotografia pela vida: For Good Photography quer trazer conscientização
for-good-photography
Foto: Jeff Pearcy For Good Photography
Unplug > Interventores

For Good Photography quer plantar semente da conscientização

Pedro Katchborian em 23 de dezembro de 2016

O clichê diz que uma imagem vale mais do que mil palavras. Para a “For Good Photography Inc”, entidade sem fins lucrativos, uma imagem pode significar o início de um debate por justiça social. Formada pelos americanos Meredith Watts, Jeff Pearcy e Rikki Thompson, a organização formada em 2016 tem como objetivo contar histórias que envolvem direitos humanos, causas ambientais e proteção de minorias através de fotografias.

Watts conta que os projetos fotográficos da For Good Photography incitam discussões. “Nossa fotografia contribui para a discussão pública de assuntos sociais”, diz. Apesar da organização ter surgido em 2016, há anos Meredith e seus colegas trabalham com projetos sociais. Residente de Milwaukee, no estado de Wisconsin, Estados Unidos, Meredith já pode acompanhar uma marcha sagrada da tribo Ashiniwabe, em que os nativos alertaram para a importância da água.

Já Jeff fez um trabalho com casamento entre pessoas do mesmo sexo há cerca de 10 anos, em que a discussão acerca do tema começava a se acalorar. “Até então, a For Good não existia. Até que em julho deste ano nos tornamos uma organização formal, o que permitiu que recebêssemos doações”, completa Meredith, que foi professor de Ciência Política por mais de 30 anos.

“A fotografia é uma forma de arte e uma forma de consciência pública”, diz. “Usamos o termo semente. Gostamos das discussões e em nossos projetos promovemos discussões, palestras e exibições para promover debates sobre os temas”, completa.

Recentemente, a For Good Photography teve dois projetos lançados. O primeiro deles envolve a cultura popular brasileira: Meredith e sua mulher, que é brasileira, passaram seis meses no Brasil registrando e estudando o festival do Bumba Meu Boi, no Maranhão. O segundo, fotografado em Wisconsin, registra pessoas trans e suas famílias. A ideia do projeto era dar rosto à discussão de gênero que vem se aquecendo nos Estados Unidos e no mundo.

“Nós sabemos que algumas fotos mudaram o curso da política e do mundo. Eu e o Jeff não imaginamos que uma imagem nossa possa mudar o curso da história, mas esperamos que nossa coleção de fotografias e histórias possam se tornar parte da discussão“, diz.

Ele completa e dá suas impressões sobre a noção de que a arte pode modificar o mundo:

Eu não acredito que a arte possa mudar o mundo. De uma maneira mais modesta, eu gostaria de usar nossa arte e nossas habilidades para fazer qualquer contribuição que pudermos.

For Good Photography: o futuro

Visitando o Brasil por diversas vezes, Meredith pretende fazer mais projetos com a For Good Photography no país. Uma ideia seria uma iniciativa chamada “as mulheres e a água”, que contaria a história de mulheres que vivem em regiões mais pobres do país, em que a água é escassa.

LEIA MAIS
Our Trans Family: projeto fotográfico retrata transgêneros e suas famílias
LEIA MAIS
Jovem fotógrafa retrata amigos não-binários em imagens vibrantes

“As mulheres sofrem para prover um ambiente limpo para as suas famílias”, completa, lembrando que há grande dificuldade em conseguir comida limpa e segura. “Gostaríamos de estudar esse desafio de levar água para uma população marginalizada”, afirma. “Estamos muito ansiosos para trabalhar no Brasil e procurando possíveis parceiros para fazer esse projeto possível”, completa.

Enquanto o projeto no Brasil é mais embrionário, já há outro em estágios mais definidos. Jeff Pearcy deve ir para Serra Leão, na África, onde vai registrar a construção de um centro de saúde em um vilarejo. A ideia é usar as fotos para evidenciar o problema de saúde na região e buscar incentivos para a construção do centro. Você pode ver as fotos dos projetos da For Good Photography no site da entidade.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 205 [1] => 76 [2] => 237 [3] => 97 [4] => 222 [5] => 62 [6] => 157 [7] => 276 [8] => 12 [9] => 249 [10] => 86 [11] => 94 [12] => 267 [13] => 68 [14] => 16 [15] => 115 [16] => 186 [17] => 17 [18] => 102 [19] => 173 [20] => 175 [21] => 238 [22] => 92 [23] => 236 [24] => 79 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence