Dia do Gato Preto: superstições, maus-tratos e a vantagem de adotar
gato preto
Foto: Istock/Getty Images
Unplug > Interventores

Dia do Gato Preto: superstições, maus-tratos e a vantagem de adotar

Camila Luz em 27 de outubro de 2016

Em 27 de outubro comemora-se o Dia do Gato Preto. O felino é vítima de superstições que o consideram azarado e o relacionam a bruxas, espíritos malignos e até ao demônio. Acabam sofrendo maus-tratos e, em casos extremos, são mortos. O objetivo da data é desmistificar essas ideias e encontrar um lar seguro para os animais.

Foto: Istock/Getty Images

Foto: Istock/Getty Images

Pesquisa feita pela ONG britânica Cats Protection revelou que o gato preto leva, em média, 22% mais tempo para ser adotado do que outros bichos de estimação. Durante 2015, a espécie representou 45% dos animais que precisaram ser recolhidos aos cuidados da ONG.

E não são só os com pelagem toda preta que entram nessa conta. Os de pelagem preta e branca também sofrem ameaças e têm menos chances de encontrar um lar. Segundo a RSPCA (“Sociedade Real para a Prevenção da Crueldade contra Animais”, em tradução livre), dentre os mais de 1.000 gatos que estão sob seus cuidados, 70% são pretos ou preto e branco.

O preconceito contra o gato preto na Idade Média

Segundo o jornal britânico Telegraph, o folclore regional do Reino Unido diz que o gato preto é sinal de sorte. Ainda assim, sofre com a superstição, que é comum em outros países da Europa e também no Brasil. Na Alemanha, por exemplo, é considerado um mau agouro.

Esse preconceito teve origem na Idade Média, quando se acreditava que eram bruxas disfarçadas. Na época, más línguas diziam que o pobre animal tinha pacto com o demônio e era associado às trevas por sua coloração.

LEIA MAIS
Ter gato de estimação pode ser tão bom quanto ter um cão -- ou até melhor

No século 15, o bichano chegou a ser incluído na lista de perseguidos pela Inquisição pelo papa Inocêncio VIII. No século seguinte, a população felina foi perseguida a pedradas. Na Inglaterra, em 1560, um gato preto ferido se refugiou na casa de uma velhinha. No dia seguinte, a senhora também apareceu machucada. O episódio levou habitantes à conclusão de que ela era uma bruxa e de que o gato era seu bicho de estimação, fortalecendo a lenda.

Na França, a perseguição durou até 1630, quando finalmente foi proibida pelo monarca Luís 16. Infelizmente, as crendices populares ainda persistem. Hoje, acredita-se que cruzar com um deles na rua dá azar.

Gato preto e a sexta-feira 13

Além de fazer campanha para que mais pessoas deixem de ter preconceitos e adotem o felino de coloração escura, ONGs estão preocupadas com os maus tratos. Na sexta-feira 13, esse cuidado é redobrado.

Supersticiosos acreditam que, na sexta-feira 13, é preciso tomar cuidado com tudo que dá azar, como chinelo virado, passar embaixo de uma escada e quebrar espelho. O gato preto obviamente não foi poupado da crendice popular.

Quando a data se aproxima, ONGs limitam a adoção e pedem que voluntários acolham os gatinhos em suas casas até a sexta-feira acabar. Essas atitudes evitam que sejam vítimas de crueldade ou sejam mortos por supersticiosos.

Vantagens de ter um gato preto

De acordo com o Telegraph, outros motivos complicam a adoção do gato preto. Ele apresenta menos marcas que o diferencia dos outros e – pasmem – teoricamente não sai tão bem em fotos.

Outra reportagem, publicada pelo Huffington Post este ano, critica esse preconceito e traz as vantagens de adotar gatos no geral, incluindo os negros. Afagar o bichano pode reduzir a pressão arterial e os efeitos negativos do estresse. Donos têm 40% menos chance de morrer de ataque cardíaco e de derrame do que pessoas que não têm bichos de estimação.

Além disso, de acordo com o site, crianças menores de um ano que são expostas a gatos são menos propensas a desenvolver muitos tipos de alergia. Já se convenceu a adotar?

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 66 [13] => 67 [14] => 157 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence