Instagrafite: a maior galeria virtual de grafite do mundo
two of one kind_instagrafite
“Two of One Kind” Telmo Miel em Lisboa, Portugal. Foto: Reprodução/Instagrafite
Unplug > Interventores

Instagrafite, a maior galeria virtual de grafite do mundo

Emily Canto Nunes em 24 de junho de 2016

Desde que se tornou uma plataforma de negócios e de promoção de influenciadores, aquela que era só mais uma rede social se tornou o emprego dos sonhos de muita gente. Aos poucos, o Instagram foi ganhando espaço dentro das mídias sociais e do próprio Facebook, que adquiriu a empresa em 2012 por US$ 1 bilhão, e ganhou status de oportunidade. Alguns abraçaram ela. É o caso de Marina Bortoluzzi e Marcelo Pimentel, casal que com um único perfil se tornou dono da maior galeria virtual de grafite no mundo, o Instagrafite.

Desde que foi criado, em outubro de 2011, o perfil dava ares de sucesso, com 300 a 500 novos usuários surgindo a cada dia. Em um ano, o Instagrafite já estava com 400 mil seguidores. A fama foi tanta que os dois largaram seus empregos em agências de publicidade para trabalhar exclusivamente com o perfil de grafite no Instagram.

No começo, as fotos postadas eram tiradas apenas por eles. Ao poucos, as pessoas foram mandando contribuições e o Instagrafite passou a ser colaborativo por meio da hashtag #instagrafite. Hoje, os colaboradores são fixos e foi preciso abandonar a palavra-chave porque ela começou a ser usada aleatoriamente por perfis em busca de mais seguidores e que não estavam interessados em promover o grafite enquanto arte urbana e de rua.

Para além do grafite

Com mais de um milhão e duzentos mil seguidores (e contando!), os publicitários já desenvolvem projetos que vão além desse único produto, mas que são consequência do sucesso que alcançaram. Atualmente, Marina e Pimentel, que são casados, apostam na diversificação para não depender apenas do perfil no Instagram.

Além de produzir conteúdo para marcas, a dupla atua como curador de artistas de rua em projetos e exposições, vende produtos próprios como camisetas e adesivos em uma loja virtual, ministra cursos sobre grafite e arte de rua em geral, desenvolve projetos para leis de incentivo e muito mais.

Em todas as frentes em que trabalha, o Instagrafite procura parceiros que possam entrar no negócio, seja com sua experiência prévia ou com investimento, como no caso do aplicativo MarkR. Feito em parceria com a Do Art Foundation e em associação com o MURAL International Public Art Festival, o app ajuda o público a identificar os  artistas responsáveis pelos grafites e cria algo maior: uma galeria móvel de arte pública colaborativa. O MarkR está disponível para download na App Store da Apple.

Leia mais: Urban Nation será o primeiro museu de arte urbana do mundo

Outra iniciativa recente é o O.bra, Festival Internacional de Arte de Rua da América Latina que teve sua primeira edição em 2015 com murais de grafite de até 40 metros de altura pintados ao ar livre por artistas convidados do Brasil e do mundo.

A primeira edição foi em São Paulo e, segundo o site, a iniciativa está “criando uma verdadeira galeria à céu aberto no centro de São Paulo, arte livre para ser consumida por todos. Um processo que não muda só a paisagem, mas também as pessoas ao redor”. Uma segunda edição já está marcada para acontecer no segundo semestre de 2016.

Além dos projetos paralelos e do @instagrafite, a dupla ainda alimenta outro perfil na rede social: o @instangrafiteoff, que mostra os bastidores dos grafites que são feitas ao redor do mundo e com as quais cruzamos todos os dias em viagens por aí.

wip

Mural por five8art em Montreal. Foto: Reprodução/Instagrafite

Faith47_IMG_4279_HenrikHaven

Faith 47. Foto: Henrik Haven

Dont-Say-Nothingtelmomiel

“Don’t say nothing” por Telmo Miel em Roterdã. Foto: Reprodução/Instagrafite

muralfest

Mural por Natalia Rak em Montreal. Foto: Reprodução/Instagrafite

INO_SOMEBODY_IS_WATCHING_YOU_ATHENS_GREECE_06

Grafite por Ino na Grécia. Foto: Reprodução/Instagrafite

Hyuro-juliiea-1

“War Impact In Children lives” por Hyuro em Manchester. Foto: Reprodução/Instagrafite

Urban Nation - Project M9

"Borondo" em Berlim. Foto: Nika Kramer

Bosoletti01

“Rifugio” por Bosoletti. Foto: Reprodução/Instagrafite

Enter-Title-Here-01

”Enter title here ” por Anders Gjennestad. Foto: Reprodução/Instagrafite

joritagoch

Mural por Jorit AGOche em Nova Iorque. Foto: Reprodução/Instagrafite

 

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence