aplicativo de meditação guiada alivia estresse
Creative young man meditating in the office. Foto: Istock, Getty Images
Foto: iStock/Getty Images
Unplug > Corpo e Mente

Meditação guiada por aplicativos alivia estresse

Diana Assennato em 18 de abril de 2016

Apesar de ter milhares de anos, a prática da meditação nunca foi tão atual e procurada para encontrar o equilíbrio entre corpo e mente e combater o estresse da vida contemporânea.

O difícil é, na verdade, encontrar o tempo necessário para meditar na nossa era digital de superestímulos e híperdistrações. A escolha pela meditação guiada costuma ser uma boa porta de entrada, já que ela facilita as dificuldades de concentração inicial, que é exatamente onde a grande maioria desiste por achar muito difícil.

Acredite: o mesmo smartphone que alimenta o seu vício em internet pode ser o caminho para encontrar o seu zen. Aplicativos de meditação guiada são uma das melhores maneiras de conhecer a prática, porque eles exigem nada além de alguns minutos de seu tempo e um espaço confortável e tranquilo.

Ao contrário de outras práticas tais como Meditação Transcendental (MT), na qual você deve repetir um mantra ou som silenciosamente, meditações guiadas falam com você por meio de pontos focais. Na maioria das vezes começam com o controle da respiração, movendo-se para liberação de tensões no corpo, parte por parte, como uma espécie de “scan corporal”. Outras linhas nos ajudam a visualizar lugares seguros e calmos para, em seguida, chamar a atenção para o momento presente.

Fizemos uma lista dos melhores aplicativos para te ajudar nessa jornada e construir espaços mentais mais saudáveis.

Stop, Breathe & Think

(Android e iOS – Gratuito)
Você só precisa de cinco minutos para aprender a meditar. Com esse app, você desenvolve a sua capacidade de relaxamento e ainda reserva um tempo no seu dia só para você.

Stop (pare): interrompa tudo o que estiver fazendo. Para pensar no que passa pela sua cabeça agora e o que você está sentido.

Breath (respire): pratique uma respiração com a mente vazia e crie um espaço entre seus pensamentos, sentimentos e reações.

Think (pense): aprenda a ampliar sua perspectiva e fortalecer seu campo de força de paz e tranquilidade, praticando uma das meditações.

Calm

(Android e iOS – Gratuito)
Minimalista e meticuloso, o aplicativo começa ensinando os setes passos da calma (postura, respiração, etc.) e se propõe a ser a sua válvula de escape quando a pressão estiver forte demais. Além de calma, os programas também tratam de foco, perdão, gratidão, força e paz interior, motivação, aceitação e sono. A versão gratuita oferece dez meditações para diferentes situações e a compra da versão Pro, por US$4,99 para três meses, traz mais séries e mais músicas. Há também uma versão web.

Headspace

(Android e iOS – Gratuito)
Um dos preferidos das celebridades (e dos hipsters), o Headspace é uma das melhores escolhas para quem nunca meditou antes e quer começar a prática sem dor. O aplicativo é bem didático oferece um programa de treinamento que vai guiando o usuário diariamente e aos poucos de uma forma bem clara, com animações pontuais que explicam o funcionamento do nosso cérebro. Ah, vale lembrar que o ex-monge, idealizador do aplicativo e milionário Andy Puddicombe tem uma das vozes mais agradáveis dessa lista.

Buddhify

(Android e iOS – Gratuito)
Incrivelmente amigável, Buddhify é perfeito para quem está buscando algo específico na meditação além de relaxamento. O app oferece meditações guiadas (em inglês) para 15 possíveis cenários no seu dia, incluindo (é claro) “me sinto estressado” e outros pontos como “emoções difíceis”, “indo dormir”, “viagem” ou, a nossa preferida, “caminhando pela cidade”.

Você usa alguma técnica de meditação guiada? Qual o seu jeito preferido de desconectar?

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 172 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence